Márcia Savino
Em fase de preparativos, o I Fórum de Gestão Pública Municipal deverá movimentar os entusiastas da gestão eficiente. Inspirados pelo Movimento Brasil Competitivo, o MBC - uma ONG fundada pelo empresário Jorge Gerdau -, o Sistema Firjan, os Rotary de Nova Friburgo e a Associação Estadual de Municípios do RJ, com apoio da Rede Intertv e de A Voz da Serra, tiveram a iniciativa de propiciar uma ocasião para debater o assunto.
O convite foi feito a todos os prefeitos dos municípios do estado, a quem o fórum é particularmente dirigido. A ideia consiste em reunir, se não todos, boa parte dos prefeitos do estado para troca de experiências bem-sucedidas e debate em torno de dificuldades encontradas, visando a tornar a administração pública mais eficiente. O objetivo é levar ao conhecimento dos executivos dos municípios fluminenses - e de suas equipes - as práticas de gestão pública eficiente que estão sendo implantadas no Brasil.
O peso do evento, além das presenças de renome, estará na apresentação de casos de sucesso de administração pública eficiente em todo o estado, como mostram, por exemplo, as experiências de Rio das Flores e Piraí, no sul fluminense. A otimização do gasto público, com a liberação de recursos para serem aplicados na melhoria da qualidade de vida da população, é apenas um dos importantes benefícios da modernização da gestão pública.
Os organizadores frisam que a realização do fórum objetiva colaborar para o desenvolvimento dos municípios. Destaca-se o caráter eminentemente técnico do evento, e não político, como se poderia pensar. “A ideia é fomentar o debate, fornecendo informações importantes sobre as melhores práticas de gestão pública, com resultados já comprovados”, explica o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker.
O Comitê de Organização do Fórum de Gestão Pública Municipal tem se reunido na sede da Firjan Regional para tratar dos preparativos. Na próxima semana começa a veiculação na TV de uma campanha de sensibilização para o tema, protagonizado pelo presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.
Já estão confirmadas até agora as presenças em Nova Friburgo de representantes do governo do estado do Rio e de Minas Gerais, que implantou o Programa Estado para Resultados; Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG), empresa de consultoria que presta serviços para diversas administrações públicas; MBC e Sistema Firjan, entre outras.
Deixe o seu comentário