I Conferência Municipal de Segurança Pública

segunda-feira, 20 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
I Conferência Municipal de Segurança Pública
I Conferência Municipal de Segurança Pública

(SECOM) - A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Força-Tarefa de Ordem Urbana, vai realizar a I Conferência Municipal de Segurança Pública (Comuniseg), no dia 25 de julho, na Casa Suíça de Nova Friburgo (RJ-130 – estrada Teresópolis-Friburgo km 18, Conquista). O evento, que tem à frente o comandante da Força-Tarefa, coronel Hudson de Aguiar Miranda (foto), vai reunir representantes dos governos federal, estadual e municipal na área de segurança e entidades da sociedade civil organizada que atuam no setor. A Comuniseg é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Segurança Pública, a se realizar em agosto, em Brasília.

Estão confirmados, como palestrantes, o comandante geral da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Mario Sérgio Brito Duarte; a socióloga Luciane Patrício, representante do Ministério da Justiça e assessora especial da Coordenação Executiva da conferência nacional; o subcomandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), major PM Wilman Renê e o major PM Fabio de Sá Romeo, da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar.

Também farão palestras os antropólogos Rubem Cesar, do Viva Rio; e Ana Paula de Miranda, da Universidade Federal Fluminense e blogueira do jornal Extra; o sociólogo Cezar Honorato, do Observatório Urbano, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e os jornalistas especializados em segurança Jorge Antonio Barros (subeditor de O Globo e autor do blog Repórter de Crime), João Antonio Barros (repórter de O Dia) e Raphael Gomide (repórter da Folha de São Paulo).

PROMOÇÃO DA PAZ

A Comuniseg, que será realizada de 8h às 18h30, vai debater assuntos relacionados à conferência nacional. As discussões vão girar em torno de financiamento e gestão de segurança, repressão qualificada da criminalidade, prevenção social do crime e o papel da imprensa na cobertura de segurança. O coronel Hudson apresentará o 1° Plano Municipal de Prevenção da Violência e Promoção da Paz de Nova Friburgo. Também haverá debate em torno do Texto-Base da conferência nacional, com a formação de grupos de trabalho que irão definir as sugestões encaminhadas a Brasília, através de diretrizes e princípios para a segurança pública.

A abertura da I Conferência Municipal de Segurança Pública de Nova Friburgo ficará a cargo do prefeito Heródoto Bento de Mello, às 9 horas. Em seguida, o coronel Hudson Miranda fará a apresentação do Plano de Segurança e do Texto-Base da conferência nacional. Às 10h30min, a socióloga Luciane Patrício, representante do Ministério da Justiça, proferirá palestra sobre Financiamento e Gestão da Política Pública de Segurança.

À tarde, às 13h30min, a programação terá início com a mesa de debates sobre Repressão Qualificada da Criminalidade, que contará com a presença do comandante geral da PM, do subcomandante do Bope e do representante do Serviço Reservado da PM. A mesa será mediada pelo major PM Eduardo Vaz Castelano, consultor voluntário da Força-Tarefa de Ordem Urbana de Nova Friburgo.

Às 15h, a Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Paz terá como debatedores os representantes do Viva Rio e do Observatório Urbano, da Uerj. O debate será mediado pelo sociólogo Filipe Honorato, do Instituto Universitário de Políticas de Segurança e Ciências Policiais (Iupol), da Universidade Candido Mendes. A última palestra da conferência debaterá a imprensa, com os jornalistas especializados em segurança. Eles debaterão O Papel da Imprensa na Segurança Pública. A antropóloga da Universidade Federal Fluminense, Ana Paula de Miranda, que é colaboradora do blog de segurança Casos de Polícia, do jornal Extra, será a mediadora das discussões.

PLANO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DE NOVA FRIBURGO

O Plano Municipal de Prevenção à Violência e Promoção da Paz, estruturado exclusivamente pela equipe da Força-Tarefa de Ordem Urbana, sob o comando do coronel Hudson, será divulgado na I Conferência Municipal de Segurança Pública, Comuniseg. O plano foi submetido somente à apreciação do prefeito Heródoto Bento de Mello e terá seu conteúdo divulgado à sociedade de Nova Friburgo na conferência.

O coronel Hudson explica que o Plano Municipal será um divisor de águas na questão da integração da população às ações que visam à prevenção da violência. Fruto de um trabalho que durou mais de seis meses e teve como autores, além do próprio coronel Hudson, os consultores Claudecir Ribeiro, Andre Luis S. dos Santos e Eduardo Castelano, o plano já traz as ações a serem implementadas nos próximos dois anos. Neste período, caberá ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) em Segurança Pública acompanhar a execução do plano e seus resultados e discutir futuros projetos.

Com a Comuniseg, o município começa a cumprir os requisitos exigidos pelo Ministério da Justiça para fazer o credenciamento junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que deverá reabrir inscrições em 2010. Tal programa destina recursos federais para projetos municipais na área de segurança e cidadania. Os grupos de trabalho que vão propor soluções para a segurança são formados por representantes da sociedade civil organizada de Nova Friburgo. Os delegados já estão sendo orientados para preparar o relatório a ser enviado à conferência nacional, como resultado da Comuniseg, dentro dos parâmetros determinados pelo Ministério da Justiça.

Segundo o coronel Hudson, todos os órgãos municipais, estaduais e federais ligados à segurança, associações, conselhos e entidades da sociedade civil organizada de Nova Friburgo ficarão conhecendo o Plano Municipal de Prevenção à Violência e Promoção da Paz durante a Comuniseg. Não houve, neste planejamento inicial, discussões abertas sobre os pontos destacados no projeto. O plano foi realizado exclusivamente pela equipe da Força-Tarefa de Ordem Urbana, a partir de dados oficiais ligados à segurança e apenas o prefeito teve acesso ao seu conteúdo.

“Nestes seis meses de governo, e antes mesmo, quando estávamos trabalhando na transição, ano passado, pudemos traçar um planejamento básico de ações, a fim de garantir a agilidade necessária para colocar o plano em prática. Evidentemente, vamos procurar todas as entidades representativas do município, depois da Comuniseg, para darmos início, então, às discussões para possíveis alterações, a partir de 2011. Para isso, montamos o Gabinete de Gestão Integrada, outro requisito exigido pelo governo federal para nosso credenciamento junto ao Pronasci, que ficará responsável por nos ajudar na execução das ações previstas no plano”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade