"Não vou gerir a saúde com base na caneta"
Huguenin justificou a medida dizendo que a nova gestão precisa se cercar de profissionais de sua própria confiança, que tenham autonomia para tomar medidas duras à frente da unidade. Sua intenção, afirmou, é preencher a maior parte dessas vagas com funcionários concursados, que fizeram carreira no hospital.
O novo secretário lembrou que ele mesmo já foi funcionário do HRS: ali ele teve o primeiro emprego de carteira assinada, em 1997, trabalhando na cozinha, com estoques, e depois na portaria, enquanto cursava faculdade na Candido Mendes. "Era só atravessar a rua", lembrou.
Ele disse que quer manter seu gabinete aberto para ouvir as queixas da população: "Não vou gerir a saúde com base na caneta", afirmou.
Huguenin disse ainda que não vai tolerar médicos que faltem a plantões sem aviso prévio, mesmo os que recebem por RPA. Segundo ele, eventuais atrasos no pagamento não justificam ausência nos plantões, e todos os casos serão denunciados ao Conselho Regional de Medicina.
Na véspera, terça-feira, 2, o novo secretário já tinha anunciado uma nomeação técnica: a da advogada Tânia Trilha, especialista em controle e gestão de recursos e processos licitatórios, como nova subsecretária executiva de Saúde. Coordenadora do curso de Direito da Universidade Candido Mendes em Nova Friburgo, Tânia já foi secretária municipal de pastas como Fazenda, Educação, Infraestrutura e Logística, em gestões passadas.
Huguenin assumiu a Saúde logo após o Natal, no lugar de Suzane Oliveira de Menezes, afastada do cargo, juntamente com sua subsecretária-executiva Michelle Silvares Duarte de Oliveira (foto abaixo), por ordem da Justiça Federal. As duas foram acusadas pelo Ministério Público Federal de fraudar e superfaturar um contrato de serviços de esterilização para o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e o Hospital Municipal Raul Sertã. O afastamento se deu durante uma operação da Polícia Federal deflagrada em 20 de dezembro. Sua primeira medida foi transferir o gabinete para dentro do Raul Sertã e melhorar os acessos ao hospital, recapeando buracos no estacionamento.

Deixe o seu comentário