HPV: alunas de escolas em greve devem ser vacinadas no posto do Suspiro

quarta-feira, 19 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A campanha de vacinação contra o vírus HPV está sendo realizada desde o último dia 10 nas escolas municipais, estaduais e particulares, em meninas na faixa etária de 11 a 13 anos, 11 meses e 29 dias. O encerramento está previsto para o dia 10 de abril próximo. São três doses, sendo uma agora, a segunda em setembro deste ano e a terceira em cinco anos a partir do mês de setembro. Nova Friburgo conta com 18 profissionais, divididos em duas equipes, para realizar o procedimento. 

O trabalho de vacinação está se desenvolvendo de acordo com uma agenda organizada pela Secretaria Municipal de Educação. A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Thays Canto Ribeiro, explica que caso alguma menina perca a vacina na escola, por qualquer motivo, poderá ser direcionada posteriormente ao Centro de Saúde Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro. 

Essa determinação vale também para estudantes das escolas municipais em greve. Thays pede aos pais e responsáveis que nesse caso direcionem suas filhas na faixa etária beneficiada ao posto do Suspiro, devendo acompanhá-las e apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou identidade e da carteira de vacinação da adolescente. A vacinação das meninas no Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune deve ser feita às segundas-feiras, às 13h, ou sextas-feiras, às 9h. Uma equipe de enfermeiras e técnicos de enfermagem forma grupos de meninas para participarem de uma palestra antes da vacina, versando sobre a importância da mesma, informações sobre o HPV e educação sexual durante a triagem para preenchimento do cartão-controle.

A vacina não é obrigatória, mas os pais que não desejam que suas filhas sejam vacinadas devem emitir um termo de liberação. Porém, segundo Thays, ela é importante para evitar o câncer de colo do útero.


Agendamento

Algumas escolas foram agendadas, porém outras não deram retorno e não fazem parte do organograma de vacinação. Durante o ano, as meninas que forem completando 11 anos poderão comparecer ao posto do Suspiro e receber a primeira dose da vacina. 

Confira a escala das escolas já agendadas: dia 19, 8h30: Papette e São Judas Tadeu; dia 19, 14h: C. E. Professor Carlos Cortês e Claudir Antonio de Lima; dia 20, 9h: Décio Monteiro Soares; dia 20, 14h: Jamil El-Jaick; dia 21, 8h30: Educandário Miosótis; dia 21, 14h: Colégio D. Pedro; dia 24, 9h e 14h: Odete Pena Muniz; dia 25: 8h30: Dermeval Barbosa Moreira, Escola Batista, Américo Ventura, Helena Coutinho, Messias de Moraes Teixeira e São José (todas no Dermeval); dia 25, 14h: C. E. Emília Roschemant, Estação Rio Grande e Dante Laginestra; dia 26, 8h30: Mercês; dia 26, 14h: João Bazet; 27, 9h e 14h: Rui Barbosa. 

A escala foi enviada pela coordenadora de imunização do Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune, Luzia Regina Forny.,


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade