Hospital Unimed Nova Friburgo: pioneiro na gastronomia hospitalar

sexta-feira, 30 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Hospital Unimed Nova Friburgo: pioneiro na gastronomia hospitalar
Hospital Unimed Nova Friburgo: pioneiro na gastronomia hospitalar

Eloir Perdigão

“Comida de hospital”. Só de ouvir estas palavras muita gente sente arrepios. No entanto, no Hospital Unimed Nova Friburgo acaba de ser implantada a gastronomia hospitalar, com comidas de dar água na boca. Até chef foi contratado: Chico Figueiredo, que ministrou treinamento para toda a equipe da cozinha, com apoio do diretor, o médico Aldino Tavares, e das nutricionistas Cíntia Sá e Andréa Knust. Os reflexos foram positivos e os elogios já começam a aparecer.

O Hospital Unimed está sendo o pioneiro na implantação da gastronomia hospitalar em Nova Friburgo. Segue o modelo dos grandes e bons hospitais Brasil afora que fizeram grandes investimentos nesse setor, a hotelaria hospitalar—que inclui as acomodações, camareiras, limpeza e o grande diferencial: a gastronomia, com reflexos positivos para pacientes, médicos e demais equipes.

De acordo com Aldino Tavares, essa nova metodologia no Hospital Unimed Nova Friburgo põe fim à ideia de que comida de hospital é sempre comida ruim. Isto porque, quando alguém procura um hospital, além de desejar bom atendimento, com bons médicos, também quer se sentir bem acolhido, confortável e receber boa alimentação, que além de ajudar na recuperação da saúde possa também satisfazer no tocante a paladar, aroma e aspecto visual.

Apesar de o anúncio ter sido feito no fim da semana passada, a gastronomia do Hospital Unimed Nova Friburgo já foi iniciada há 15 dias, passando a comida desse hospital, que já era boa, a ser melhor ainda; um diferencial de qualidade e de atração para clientela e profissionais. Isso está sendo possível graças à boa equipe do setor—cozinheiras, copeiras, nutricionistas.

AGREGANDO VALOR À ALIMENTAÇÃO - A equipe foi mantida e, para melhorar ainda mais o serviço, foi acrescida do chef Chico Figueiredo, com a missão de transformar a comida do Hospital Unimed Nova Friburgo num verdadeiro conceito gastronômico. Além das necessidades alimentares, o cliente passa a ter algo mais—o prazer.

A aceitação do novo serviço é grande e o diretor Aldino Tavares espera que ela aumente ainda mais entre pacientes, acompanhantes e médicos. Há até possibilidade de escolha dos pratos, de acordo com a dieta, visual, sabor e aroma. E essas opções, além contribuírem para a satisfação ao cliente, beneficiando-o para uma recuperação mais rápida, contribuem para que não haja (tanta) sobra, refletindo na questão da economia para o hospital.

Para os médicos e acompanhantes o Hospital Unimed dedicou um lugar diferenciado no refeitório, com bonito aspecto e muito agradável aos olhos, harmonizado com o novo conceito de alimentação ali implantado.

NOVIDADE – Chico Figueiredo, ao aceitar a nova missão, entrosou-se com as nutricionistas e demais profissionais do setor do Hospital Unimed. Cada um usava seus termos e foi preciso alinhar as partes. Porém a adaptação foi fácil, até pela experiência da equipe. E saber o que deveria ou não constar do cardápio foi consensual, como temperos, ervas, caldos, sopas, pratos ensopados, o pré-preparo e o preparo, que chegam de 12 a 14 horas de certos produtos no fogo, a madrugada inteira, para ser utilizado no dia seguinte.

Na qualidade de chef, Chico Figueiredo vê a necessidade de a nutrição e a gastronomia estarem lado a lado, isto até mesmo nos grandes restaurantes, como já acontece, analisando detalhes como a opção das pessoas comerem o que querem, cortes, aproveitamento de aparas, perdas, custos, entre outros.

DIFERENCIAL – Remédio todo hospital tem, porém é preciso ter o diferencial, frisa o diretor Aldino Tavares. Além de manter o básico, com medicamentos, bons médicos, bons equipamentos e bom atendimento hospitalar, que se agregue valor a tudo isto, algo que encante o cliente, no caso, o cliente Unimed, o paciente. E esse diferencial está na governança, a parte de hotel dentro do hospital, como acomodação, roupa de cama, camareira, recepção e a alimentação. E tão logo foi iniciado esse trabalho, os elogios não tardaram a aparecer.

E com os elogios a equipe também está mais motivada, percebendo que com os mesmos materiais e técnicas pode-se fazer um trabalho melhor, uma comida mais interessante. “Esse conceito realmente mudou. No começo nós tivemos até certa dificuldade de implantá-lo. Mas é o que eu sempre falo: nós temos aqui uma equipe de trabalho excelente dentro da nutrição, as cozinheiras, copeiras, enfim, todas as pessoas que aqui trabalham. Mas quando falei em ousar precisávamos justamente mudar o conceito, fazer algo melhor do que estávamos fazendo. Não é que estávamos fazendo algo ruim, pelo contrário, estava bom, mas podemos sempre melhorar um pouquinho mais com objetivo de fazer esse diferencial de atendimento nesse aspecto de governança hospitalar, onde a gastronomia está plenamente inserida”, observa Aldino.

O diretor diz ainda que o Hospital Unimed está investindo para que tudo isto seja realidade, a fim de que o cliente se sinta bem durante a estadia no hospital, “que seja o mais agradável possível em termos de um bom local para repouso e com uma comida agradável também, para que faça desse momento o mais satisfatório possível”, salientou.

O Hospital Unimed dá ênfase a essa novidade sem deixar de cuidar da questão da segurança alimentar, como bem destaca Cíntia. Há de seguir resoluções da vigilância sanitária, entre outras normas. São controles, mapas, registros de temperatura, higienização, tudo para garantir a qualidade dos serviços prestados.

E isso também está sendo aplicado na questão da gastronomia, seguido rigorosamente, numa tarefa nada fácil, que implica também em custos. Uma preocupação constante da equipe. “Temos que pensar nisso tudo, que a comida deve ser gostosa, mas temos a questão da gestão a seguir. Tudo isto tem que ser alinhado. Este está sendo um desafio muito grande para nós”, conclui Cíntia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade