Na última quinta-feira, 4, foi promovido no auditório do Hospital Unimed Nova Friburgo o evento “Um minuto de saudade”, uma iniciativa da equipe do Serviço de Cuidados Paliativos do hospital. Além de celebrar o primeiro ano de atividades do serviço no hospital, o evento também valorizou a importância da assistência psicológica aos familiares dos pacientes que faleceram recentemente sob os cuidados dos serviços paliativos do hospital.
Na ocasião, a coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed, Cássia Nunes, destacou a proposta do novo serviço e seu alcance aos familiares dos pacientes, lembrando que assistência pós-morte é uma das premissas do cuidado paliativo, pois a atenção da equipe multidisciplinar do hospital neste processo ajuda as pessoas a superarem obstáculos com a perda de um ente querido. O objetivo é acolher familiares enlutados, permitindo a vivência de uma saudade sem dor, um objetivo este que vem sendo alcançado pela equipe do hospital.
Houve ainda, em seguida, palestras sobre cuidados paliativos com a médica Mônica Netto e a psicóloga Karla Magalhães. O músico Felipe Ventura e a atriz Savana Maia apresentaram leituras de poesia e um repertório musical em acordeom abrilhantando o evento, que foi marcado pela emoção dos familiares dos pacientes recentemente falecidos no hospital.
Em seguida, todos foram convidados para se dirigirem ao pátio do hospital, na Chácara do Paraíso, e soltarem balões brancos que representavam cada paciente falecido. Ângelo Augusto Júnior, neto de Denir Breder Pereira, paciente que passou pelo serviço de cuidados paliativos, também se emocionou: “Minha avó faleceu no último dia 5 de maio. Para nossa surpresa, recebi um convite da equipe do hospital Unimed Nova Friburgo para o encontro ‘Um minuto de saudade’. Confesso que não poderia imaginar o quanto esse evento me emocionou e surpreendeu. Agradeço o carinho e atenção que recebemos de toda a equipe do serviço de cuidados paliativos e por tudo o que fizeram pela minha amada avó. Parabéns a todos. Somente palavras não externarão o quanto eu e minha família somos gratos à Unimed”, disse Ângelo.
Deixe o seu comentário