Hospital Raul Sertã: cirurgias devem recomeçar hoje

Setor de esterilização sofre reparos na noite de quarta e cumpre testes necessários ao funcionamento
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Hospital Raul Sertã: cirurgias devem recomeçar hoje
Hospital Raul Sertã: cirurgias devem recomeçar hoje

Após aproximadamente uma semana de interrupção, as cirurgias eletivas (agendadas) devem voltar a ser realizadas no Hospital Raul Sertã a partir de hoje. A expectativa é do próprio secretário de Saúde, Luis Fernando Azevedo, que acompanhou pessoalmente o reparo dos dois autoclaves (equipamentos de esterilização dos instrumentos cirúrgicos), que atendem não apenas à principal unidade da rede municipal de saúde, mas também ao Hospital Maternidade.

"Nós temos dois autoclaves grandes aqui no hospital, cada um deles com capacidade suficiente para atender a toda a rede municipal. A existência dos dois aparelhos é justamente para garantir o funcionamento ininterrupto do setor de esterilização”, explicou o secretário. "Há duas semanas, um deles apresentou defeito e, antes que pudesse ser reparado, o outro também apresentou problemas. Por isso nós ficamos uma semana sem realizar as cirurgias eletivas, atendendo apenas a casos emergenciais, com esterilização feita em hospitais particulares.”

Despachando há mais de uma semana no próprio hospital, Luis Fernando acompanhou a recuperação do primeiro autoclave, na noite de quarta-feira, 15. "Nós ficamos aqui até depois das 23h, acompanhando o reparo do primeiro aparelho. Ele já está funcionando, mas não pôde ser utilizado na quinta-feira enquanto não tínhamos os resultados dos testes necessários para comprovar a esterilização. A partir de amanhã [hoje, 17] as cirurgias já devem ser retomadas. A situação, no entanto, ainda deve levar alguns dias antes de voltar ao normal, uma vez que houve um grande represamento da demanda”, argumentou.

Até o fechamento desta edição, o primeiro teste, denominado Bowie e Dick, já havia comprovado o bom funcionamento do primeiro autoclave. O segundo teste, biológico, ainda não tinha resultado definido, da mesma forma como a terceira exigência, de controle, realizada fora do autoclave. O reparo do segundo autoclave foi realizado na noite de quinta-feira, e ele terá de passar pelas mesmas avaliações antes de ser reincorporado ao serviço.

A respeito do problema, Luis Fernando destacou a carência de manutenção que vive a unidade — e negou os rumores de que o problema teria ocorrido por falta de pagamento. "Essa informação não é verdadeira, porque nós nem ao menos contamos com uma equipe de manutenção fixa aqui no hospital. Temos alguns dos melhores equipamentos da cidade, mas muitos deles não estão funcionando, ou funcionando de forma precária, por causa de pequenos problemas, de fácil solução. Atualmente a manutenção é feita por funcionários do próprio hospital e também por voluntários. Estamos justamente licitando esse serviço para que problemas como esse, do autoclave, sejam resolvidos com mais rapidez daqui para a frente”, encerrou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Raul Sertã | saúde | Luis Fernando Azevedo
Publicidade