A última terça-feira, 17, foi de comemorações para o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro. Isso porque, a unidade completou 70 anos de história. De acordo com a direção geral do hospital, atualmente, o local é responsável por receber ao menos 720 atendimentos por mês, entre eles 150 partos. A equipe é integrada por quatro obstetras, dois pediatras e dois anestesistas em cada plantão, além do grupo de enfermagem.
As sete décadas de trabalho e dedicação, claro, não podiam passar em branco. Durante a terça-feira, os profissionais da unidade organizaram uma festividade que contou com a participação da secretária e a subsecretária de Saúde, Suzane Menezes e Michele Silvares, e a primeira-dama, Cristina Bravo, que representou o prefeito. O corpo diretor do hospital aproveitou a oportunidade para também homenagear os profissionais mais antigos.
Para a diretora-geral da unidade, Marina Sampaio, os 70 anos da maternidade representam um momento único para todos que ali trabalham, dada a grande importância do hospital para o município - o único na Região Serrana a contar com uma maternidade exclusiva. “Isso faz uma grande diferença para as mães que podem encontrar aqui um ambiente feliz e acolhedor, o que nem sempre acontece nos hospitais gerais, que têm grande circulação de pacientes graves, o que tira um pouco da tranqüilidade das gestantes”, observou a diretora.
Administrado pela prefeitura, o Hospital Maternidade ainda possui uma unidade Intermediária de atendimento, referência no atendimento à bebês prematuros na região. E, de acordo com o município, em breve, contará ainda com uma UTI neonatal para atender os casos mais graves.
Banco de Leite
Outro destaque do Hospital Maternidade de Nova Friburgo é o Banco de Leite Humano. Criado em 2001, ele tem hoje padrão ouro da Rede Íbero Americana de Banco de Leite Humano. De acordo com a direção da unidade, somente no último mês, 36 litros de leite humano foram recebidos, tratados e doados. Além de fornecer os recipientes às mães que desejam doar leite, o órgão também realiza atendimentos de orientação à lactante.
Certidão de nascimento
Em 2016, o hospital também passou a contar com um cartório de registro civil. Com o intuito de diminuir o número de sub-registros de nascimento em Nova Friburgo — quando o bebê não é registrado no próprio ano de nascimento ou no primeiro semestre do ano seguinte —, a iniciativa faz parte do projeto Unidades Interligadas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é o 51º cartório do estado do Rio a ser instalado numa unidade hospitalar.
Além da certidão de nascimento, os pais ainda podem retirar o CPF (Cadastro da Pessoa Física) do bebê, no mesmo local. O cartório funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no 3º andar do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, na Travessa Antônio Fernandes Moreira, 12, no centro da cidade.
Deixe o seu comentário