Arquivo de Notícias
Hospital do Câncer mais perto de sair do papel
quinta-feira, 13 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra
O Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) foi atualizado com boas notícias para quem aguarda o prometido Hospital Estadual de Oncologia da Região Serrana, na Ponte da Saudade. Das três pendências constantes na cláusula suspensiva junto à Caixa Econômica Federal, duas – Licença Ambiental e Titularidade – já foram cumpridas. A pendência restante, referente ao projeto, teve pedido de extensão de prazo por três dias.
As novas informações conferem precisão à declaração genérica do governo de que "os governos estadual e municipal encaminharam – dentro do prazo legal – toda a documentação solicitada”. A nova situação foi atualizada na manhã de ontem, 12 de março, indicando que existe, de fato, um atraso na publicação de informações. Até mesmo por isso, e pela falta de informações diretas a partir das fontes primárias, ainda é impossível atestar o cumprimento do projeto até o fim do novo prazo, expirado segunda-feira, 10.
As novas informações, contudo, não deixam de ser um sinal positivo e de esperança para que os R$ 49 milhões em recursos do Ministério da Saúde se unam aos cerca de R$ 9 milhões do Estado, e o Hospital do Câncer possa, o quanto antes, reduzir o sofrimento de quem precisa se deslocar em busca de tratamento, num momento delicado de suas vidas.
(Foto: Amanda Tinoco)
Funcionários da educação em greve por tempo indeterminado
Impasse. Confirmando as expectativas, os funcionários municipais da educação decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado, dando continuidade a um imbróglio que, a princípio, parece longe de ser resolvido.
No centro da discussão está o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), negociado e prometido em 2013 aos funcionários de apoio, que mais tarde voltaria à pauta de discussões sob o argumento de não poder ser implementado a uma classe específica, em detrimento dos demais concursados.
Nesta mesma semana, o governo anunciou a abertura de negociações com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Friburgo (Sinsenf), para a elaboração de um PCCS aplicável a todo o funcionalismo concursado.
Diante da questão, A VOZ DA SERRA conversou com Luiz Salarini, coordenador regional do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação. "A greve é por tempo indeterminado. Nós somos o sindicato da educação, e queremos negociar com o prefeito.”
Perguntado se um eventual PCCS direcionado a todos os servidores e negociado junto ao Sinsenf poderia atender aos anseios da educação, o sindicalista respondeu que isso depende de outros fatores. "Se a pauta dos funcionários de apoio constar nele, a gente apoia. E é importante destacar que nós defendemos que todos os funcionários da Prefeitura tenham plano de carreira. O problema é que o prefeito não quer negociar com a gente, para ganhar tempo. O nosso plano de carreira já está pronto, já está para lá de discutido, e o prefeito se comprometeu a dar esse plano de carreira no ano passado. Por que a gente vai ter que esperar para discutir tudo de novo?”
Questionado então se o governo teria que negociar diretamente com o Sepe para que a greve chegue ao fim, Salarini enfatizou as reivindicações. "Nós não temos essa vaidade de conversar com o prefeito. Nós queremos é que sejam cumpridas nossas reivindicações. O plano de carreira para o pessoal de apoio imediatamente; um reajuste salarial de 30%; o descongelamento do plano de carreira dos professores, porque eles não estão pagando o que devem; a migração do regime jurídico único e 1/3 de planejamento.
Secretário estadual do Ambiente aprova obras no Rio Bengalas
O secretário estadual do Ambiente e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Índio da Costa e Isaura Fraga, definiram o trabalho do Consórcio Rio Bengalas em Nova Friburgo como "uma obra de qualidade”. Ao lado de técnicos, o secretário visitou as obras no Rio Bengalas e pôde tirar todas as suas dúvidas a respeito da intervenção. "Fizemos um sobrevoo e descemos para conhecer a obra a fundo. Sabemos que ela está andando bem, mas é importante acompanhar de perto”, avaliou Índio.
O gerente do Inea, João Carlos Grilo, responsável pelo acompanhamento da obra, foi o encarregado de apresentar o que está sendo realizado pelo consórcio na cidade. Grilo mostrou o antes e depois, através de fotografias, do Córrego Dantas --- por onde as obras foram iniciadas — e falou sobre a tecnologia usada pelo Consórcio. "As máquinas estão trabalhando dentro do leito do rio para evitar transtornos no trânsito. Além disso, a concretagem é feita no canteiro de obras, o que evita geração de poeira e faz com que, mesmo em condições adversas, como no caso de chuvas, a obra continue”, explicou.
A visita contou com as presenças do prefeito Rogério Cabral e do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, André Correa. Além deles, vereadores e secretários municipais também compareceram.
Índio da Costa visita as obras no Rio Bengalas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário