Horário de Verão termina à meia-noite deste sábado, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Termina à meia-noite deste sábado, 25, o Horário Brasileiro de Verão, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Com isso, este dia será mais longo, ideal para os boêmios ou para quem quiser tirar uma soneca a mais. A mudança foi adotada pela 36ª vez no país e vigorou nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país com objetivo de reduzir o gasto de energia nos horários de pico, principalmente nas empresas, indústrias e municípios.

Segundo os cálculos do Ministério de Minas e Energia, a medida possibilitou uma redução de até 5% no consumo de energia no período da noite, entre 18h e 21h. Este ano, o horário de verão afetou cerca de 123 milhões de brasileiros e vigorou por 133 dias nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia, que pela primeira vez aderiu ao horário.

Vale destacar que a medida vigora ininterruptamente no Brasil há 27 anos e visa a maior utilização da luz natural e a consequente redução do gasto de energia. Em 2008, um decreto do governo federal estabeleceu novas regras para o horário de verão, que passou a ter início sempre no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. Se o dia do encerramento coincidir com o domingo de carnaval, como ocorreu este ano, o fim do horário é transferido para o domingo seguinte.

Além dos benefícios para o setor elétrico, o horário de verão significa melhor qualidade de vida, mais tempo dedicado ao lazer e ao ar livre e maior segurança ao anoitecer para o cidadão, conforme comprovado em várias pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A próxima edição do horário começa em 21 de outubro e terminará em 16 de fevereiro de 2013, também após os festejos do carnaval.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade