Neste fim de semana, dez estados brasileiros — e mais o Distrito Federal — iniciam a temporada do Horário de Verão, que vai até o dia 21 de fevereiro de 2016. À meia-noite de domingo, 18, os relógios deverão ser adiantados em uma hora aqui, no Estado do Rio de Janeiro, e em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Distrito Federal.
O objetivo principal da mudança de horário, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é reduzir o gasto de energia elétrica no período entre as 18h e as 21h. O intuito é aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia e minimizar as consequências da sobrecarga na rede justamente durante a estação mais quente do ano.
O horário brasileiro de verão é regulamentado atualmente pelo decreto 8112, de 30 de setembro de 2013, que revisou outro decreto de 2008. A medida tem sempre seu início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro — exceto quando coincide com o período de carnaval; quando isso acontece, o término é adiado para o domingo seguinte. Estima-se uma economia de R$ 7 bilhões nos investimentos previstos para o setor elétrico brasileiro para este ano.
Deixe o seu comentário