Horário de Verão começa neste domingo em 11 estados e no DF

segunda-feira, 22 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A partir da zero hora deste domingo, 21, começa o Horário Brasileiro de Verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida, criada para economizar energia elétrica nos horários de pico, será adotada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e vai prevalecer até 17 de fevereiro de 2013, o que incluirá o período do carnaval. O novo horário vai vigorar no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, que adotará a medida pela primeira vez. A Bahia, que aderiu à medida no ano passado, vai ficar de fora.
Será a 39ª vez que o Brasil adotará a mudança, que visa reduzir os picos de demanda por energia nesta época do ano nas empresas, indústrias, residências e municípios, proporcionando maior utilização da luz natural. Segundo cálculos do Ministério de Minas e Energia, a mudança afeta cerca de 123 milhões de pessoas e deve reduzir o consumo de energia de 4% a 5%, principalmente entre 18h e 21h. Cálculos preliminares do Operador Nacional do Sistema indicam uma economia de R$ 280 milhões.
Vale lembrar que, desde 2008, o governo federal estabeleceu novas regras para o horário de verão através do Decreto 6.558. Assim, ele passou a ter início sempre no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. Caso o dia do encerramento coincida com o domingo de carnaval, o horário só deverá ser encerrado no domingo seguinte.
Além dos benefícios para o setor elétrico, pesquisas realizadas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que o horário de verão representa uma melhor qualidade de vida, mais tempo dedicado ao lazer e ao ar livre e uma maior segurança ao anoitecer para o cidadão. Os estudos comprovam que o brasileiro já se conscientizou de que o horário de verão é uma solução inteligente para o país. E que a medida traz muito mais vantagens que desconforto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade