No próximo dia 20 começa mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. É a 39ª vez que o Brasil adotará a mudança, que visa a maior utilização da luz natural e a consequente redução do gasto de energia nas empresas, indústrias e municípios. Apesar de vigorar todo ano, a medida ainda divide opiniões da população. Enquanto algumas pessoas adoram, outras odeiam já que a medida altera o relógio biológico e prejudica a qualidade do sono conforme atestam os especialistas.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 40% da população brasileira sofre de insônia, distúrbio que costuma se agravar durante a vigência do horário de verão. Isso porque, segundo os médicos, há uma quebra do ritmo de dormir e despertar o que é extremamente prejudicial à saúde. Além da “perda” de uma hora de sono, a ansiedade de levantar mais cedo e a inquietação na tentativa de antecipar o horário de adormecer também são fatores que prejudicam a qualidade do sono.
Para se adaptar ao novo horário, especialistas destacam que um adulto saudável leva de dois a cinco dias. Para minimizar os incômodos que o horário de verão proporciona, a principal recomendação dos médicos é alterar gradativamente alguns hábitos cerca de uma semana antes da medida entrar em vigor. O horário de dormir deve ser antecipado de 5 a 10 minutos em escala crescente diariamente. O mesmo deve ser aplicado ao momento de despertar.
Outras indicações importantes para quem quer manter a qualidade do sono durante o novo horário são evitar a ingestão de café, bebidas alcoólicas e refeições pesadas, que são estimulantes. O uso de tranquilizantes e remédios para dormir também são contraindicados pelos médicos.
Apesar das dificuldades relativas à adaptação do sono, o horário de verão significa uma melhor qualidade de vida, mais tempo dedicado ao lazer e ao ar livre e uma maior segurança ao anoitecer para o cidadão, conforme comprovado em pesquisas realizadas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Deixe o seu comentário