A partir da meia-noite deste sábado, 16, começa o Horário Brasileiro de Verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida, criada para economizar energia elétrica nos horários de pico, será adotada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e vai vigorar até 19 de fevereiro de 2011, o que não incluirá o período do Carnaval, que cairá no início de março. É a 37ª vez que o Brasil adota a mudança, que visa a maior utilização da luz natural e a consequente redução do gasto de energia nas empresas, indústrias, residências e municípios.
Segundo cálculos do Ministério de Minas e Energia, a mudança atinge cerca de 123 milhões de pessoas e deve reduzir o consumo de energia de 4% a 5%, principalmente no período entre 18h e 21h. O novo horário vai vigorar nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Vale lembrar que este é o terceiro ano que o horário de verão segue as regras estabelecidas pelo governo federal. Desde 2008, a medida tem início sempre no terceiro domingo de outubro e término no terceiro domingo de fevereiro. Caso o fim do horário coincida com o domingo de Carnaval, este só deverá ser encerrado no domingo seguinte.
Além dos benefícios para o setor elétrico, o horário de verão significa uma melhor qualidade de vida, mais tempo dedicado ao lazer e ao ar livre além de maior segurança ao anoitecer para o cidadão, conforme comprovado em pesquisas realizadas Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Você sabia?
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, já com a proposta de economia de energia. Desde 1985, a mudança vem ocorrendo todos os anos, sendo que esta será a 37ª vez que o governo institui o horário de verão.
A medida também é utilizada em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, (de abril a outubro); nos países da União Européia (de março a outubro), em Cuba, na Rússia e na Turquia.
Deixe o seu comentário