Hora Técnica discute acessibilidade para portadores de deficiências hoje

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A edição desta quarta-feira, 18, do programa Hora Técnica discute a (pouca) importância dada pelo governo e sociedade civil às questões de acessibilidade para deficientes, estendendo alguns conceitos à população em geral. Em foco pontos como a preocupação, os estudos e as ações na inclusão social de pessoas, principalmente no ambiente urbano.

A relevância da discussão, cujo título é Acessibilidade e cidadania: estudos de problemas, se dá pela grande inadequação oferecida nas estruturas sociais aos portadores de deficiências, sejam visuais, auditivas, mentais, físicas ou múltiplas. A proposta é avaliar a construção e a sustentabilidade da cidadania enquanto elemento intimamente ligado a tal preocupação. Vale lembrar que o Brasil tem cerca de 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

O debate contará com a mediação do engenheiro civil Heleno da Costa Miranda, coordenador da Câmara Técnica de Estruturas, e as participações do arquiteto Luiz Claudio Luz Ferreira, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura de Nova Friburgo; e do engenheiro civil Protássio Ferreira e Castro, livre docente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), PhD pela University of London (Inglaterra), com pós-doutorado pela Wes Virginia University (Estados Unidos) e representante do Observatório da Cidadania e do Ambiente para Sustentabilidade (Ocas). Professor Protássio também é responsável pela orientação do projeto Apoio à Cidadania da Pessoa com Deficiência, do grupo Ocas, apoiado pela Faperj, que vem se dedicando, desde o ano passado, a um estudo de avaliação da acessibilidade dos deficientes em escolas públicas do ensino médio.

Exibido às 21h, o programa Hora Técnica vai ao ar pela TV Zoom, canal 10 do sistema RCA. Apresentado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo, o programa é aberto à participação dos telespectadores, que podem fazer perguntas pelo telefone 2519-2003. Para saber mais basta acessar o site: www.aeanf.org.br ou enviar e-mail para aeanf@gigalink. com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade