O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar nesta quarta-feira, 11, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA), tem como tema O ambiente das populações ribeirinhas. Na ocasião, a arquiteta e urbanista coordenadora da Câmara Técnica de Meio Ambiente e doutoranda em acústica ambiental pela Coppe/UFRJ, Viviane Suzey Gomes de Melo, desenvolverá o assunto com a engenheira agrônoma e coordenadora geral do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Alda de Oliveira, que também é secretária executiva do Conselho da APA estadual de Macaé de Cima, pós-graduanda em engenharia ambiental e diretora da Aeanf.
Cuidar da água é responsabilidade de todos. O rio de sua cidade é também rio de quem vive em qualquer outro ponto de suas margens. O que acontece no rio acima, altera a vida de quem vive no rio abaixo. Nos últimos anos, o país construiu a Política Nacional de Saneamento, que, junto à lei 11.445 de janeiro de 2007, é o marco regulador para o saneamento básico do Brasil. Ela estabelece as diretrizes nacionais para a prestação desses serviços à população e para a participação e controle social da implementação dessa política. Dentre seus grandes desafios, figura o acesso universal ao saneamento básico com qualidade, equidade e continuidade. Com isso, há a necessidade de se buscar condições propícias para a prestação e gestão dos serviços públicos.
O governo estadual, através da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), vem coordenando diversos programas que buscam introduzir mudanças reais no setor. Entre eles, há o Pacto pelo Saneamento, lançado em Nova Friburgo no último mês de junho. A cidade figura entre as 53 escolhidas para fazer parte de um conjunto de territórios ligados à Bacia do Rio Paraíba do Sul. Por possuírem um perfil de concentração urbana e valor turístico, foram contempladas com a iniciativa áreas como Lumiar, Boa Esperança, São Pedro da Serra, Amparo e Riograndina. A fim de obter sucesso nessa empreitada, o programa conta com forte enfoque na educação ambiental e ampla atuação das populações ribeirinhas.
O telespectador que quiser fazer perguntas durante o programa poderá entrar em contato através do telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ou esclarecer dúvidas basta acessar o site www.aeanf. org.br ou enviar um e-mail para aeanf@gigalink. com.br.
Deixe o seu comentário