Hora Técnica desta quarta aborda a evolução das praças de Nova Friburgo

quarta-feira, 14 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A evolução das praças desde o século XIX e as atuais tendências é o tema do programa Hora Técnica desta quarta-feira, 14, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA). Na atração, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), estarão presentes o coordenador da Câmara Técnica de Urbanismo, arquiteto Luís Cláudio Luz Ferreira, e a coordenadora de cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes, professora e historiadora Janaína Botelho.

No fim do século XIX, além da tuberculose que fazia milhares de vítimas, havia no Rio de Janeiro diversas epidemias, como cólera e febre amarela. Os habitantes com condição financeira mais elevada fugiam dessas doenças deslocando-se para a Região Serrana. Devido ao seu clima propício, Nova Friburgo era um destes municípios que mais recebiam estas pessoas, especialmente no verão.

Essa circunstância movimentou tanto a economia quanto o turismo da cidade, animando sua vida cultural. Em vista da sua utilidade para a manutenção do clima ameno, o plantio de árvores era incentivado até mesmo financeiramente. Ou seja, a criação destes espaços públicos surgiu como um local terapêutico, onde foram introduzidas novas formas de sociabilidade. Praças como Getúlio Vargas, Suspiro e Paissandu se tornaram, portanto, pontos de convívio.

Atualmente as praças são tombadas e todas as ações feitas nelas visam a sua conservação e proteção. Como elas não podem ser modificadas, nas obras realizadas as alterações são pequenas, como a ampliação das calçadas na Praça do Suspiro. Também é importante o tratamento técnico da arquitetura do entorno delas, como o realizado na Praça Getúlio Vargas, que visa resgatar seu valor terapêutico de espaço de beleza e tranquilidade.

O telespectador que quiser fazer perguntas durante o programa poderá entrar em contato através do telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ou esclarecer dúvidas basta acessar o site www.aeanf.org.br ou enviar um e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade