Hora Técnica debate normas para construção de qualidade

terça-feira, 06 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica da Aeanf (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo) desta quarta, 7, às 21h, pelo sistema RCA, abordará o tema “Normas Técnicas para uma Construção de Qualidade” . O assunto será debatido pela engenheira civil Simoni Schmidt e a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira. A intermediação será do jornalista Paulo de Carvalho.
Passado já mais de um ano dos eventos ocorridos na Região Serrana em janeiro de 2011, aos poucos a cidade vai se reconstruindo em todos seus aspectos. Dentre estes, reformas e construção de novas moradias são prioridade na agenda financeira de grande numero de famílias. A Aeanf, ao apresentar a recém-constituída Câmara Técnica de Engenharia Civil, considera oportuno avaliar o assunto a partir de um olhar feminino para discutir e esclarecer as bases de qualidade de uma edificação, 
Neste sentido, é importante atentar para a impermeabilização para o conforto e durabilidade de qualquer moradia. A impermeabilização faz parte da infraestrutura de uma edificação. Nos terrenos úmidos de nosso município, por exemplo, é primordial impermeabilizar alicerces. Cada tipo de terreno pede um diferente tipo de infraestrutura e existem diferentes tipos de materiais elastoméricos e hidrofugantes, para impermeabilizar infraestrutura e alicerces. Outro aspecto importante é a qualidade dos insumos utilizados: tipo de cimento, qualidade da água, areia, entre outros. Além da qualidade é preciso atentar também para a forma como se misturam os diversos insumos e as proporções em que são misturados. Além disto, diferentes tipos de tijolos podem ser escolhidos, de barro (vazados ou maciços) ou blocos de cimento, conforme o perfil da construção, o clima local e outros fatores. A aplicação do conhecimento técnico é fundamental no cálculo, desenho e realização de uma obra. Afinal, o planejamento é em grande parte responsável por sua qualidade. 
Para fazer perguntas ao vivo o telespectador pode ligar para (22) 2519-2003. Para mais informações sobre a Aeanf, enviar sugestões para o programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade