Hora Técnica debate desenvolvimento da Fruticultura na Região Serrana

quarta-feira, 09 de junho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) leva ao ar nesta quarta-feira, 9, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA), aborda o tema Novas tecnologias para o desenvolvimento da Fruticultura na Região Serrana. Para debater o assunto, o coordenador da Câmara Técnica de Agronomia, o engenheiro agrônomo José Carlos Siqueira, convida o subchefe do Centro Estadual de Pesquisas em Horticultura, o também engenheiro Fábio Ambrósio Loureiro.

A fruticultura tem tido um papel relevante na Região Serrana. Em Nova Friburgo a produção de caqui, morango e goiaba é significativa em termos econômicos e espécies como abacate, banana, uva, figo, entre outras, também são produzidas, porém, de maneira desordenada e em pouca quantidade. Para organizar a cadeia produtiva de frutas, pesquisadores da Pesagro-Rio têm estudado como introduzir novas cultivares e espécies em cinco municípios da região. Para isso, a instituição, em parceria com a Embrapa, com escritórios locais da Emater e prefeituras de Sumidouro, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras e Cachoeiras de Macacu, definiu um projeto em que cerca de 30 tipos de frutas serão testados nas propriedades de 50 produtores rurais.

Este projeto tem como objetivo desenvolver novas tecnologias para a produção de abacate, cereja, lichia, graviola, entre outras espécies frutícolas, assim como a introdução de novidades como a atemoia, o cainito, a uvaia e a macadâmia. O projeto prevê ainda um levantamento das características do clima, solo e desenvolvimento de cada umas das espécies estudadas, gerando tecnologia para a melhor utilização de áreas que, segundo a legislação ambiental, são cultivadas de maneira inadequada para a horticultura. Os resultados alcançados poderão trazer complementação de renda para os produtores. Curiosamente, até mesmo o aquecimento global é estudado, pois com o gradativo aquecimento na Baixada Fluminense, há uma tendência das fruteiras tropicais (como as cítricas) melhor se adaptarem ao clima da serra.

O telespectador que quiser participar da atração enviando sugestões ou esclarecendo dúvidas poderá entrar em contato através do telefone 2519-2003. Para mais informações sobre a Aeanf basta acessar o site www.aeanf.org.br ou enviar e-mail para aeanf@ gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade