O programa Hora Técnica deste dia 17, às 21h, numa emissora local, trata do tema “Ações da Defesa Civil e a Nova Friburgo pós-catástrofe”, tendo como participantes o engenheiro agrônomo Gero Band, coordenador da Comissão Diretora de Comunicação Social da Acianf, e o coronel Roberto Robadey, assessor do secretário de Estado da Defesa Civil, e que até recentemente comandava a Coordenaria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Nova Friburgo, tendo, portanto, acompanhado todas as ações e decisões após a tragédia de 12 de janeiro. A intermediação é do jornalista Paulo de Carvalho.
A cerca de quatro meses das próximas chuvas de verão, cresce o temor de tempestades e outros eventos climáticos severos possíveis de ocasionar escorregamentos de encostas, inundações, desabamentos de estruturas, quedas de árvores e até óbitos. A população friburguense, que não consegue reconhecer ações claras e concretas para mitigar e/ou evitar que tais coisas aconteçam, novamente se coloca em alerta, o que eleva a tensão pós-traumática gerada pelos acontecimentos de janeiro.
Desde 2005, o governo federal, por meio do Decreto 5376, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, estabelece diretrizes para a atuação da Defesa Civil. Aprendendo com as lições do passado, a Comdec vem, nos últimos anos, organizando o Plano Verão — uma ação articulada para este período. De que forma, será que a integração entre o Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional, que coordenam as ações de gerenciamento do risco socioambiental e de Defesa Civil em nível nacional, ajuda as ações concretas da Comdec no âmbito do município?
A proximidade das chuvas de verão clama por uma ação mais intensiva. Como a Defesa Civil pode ajudar? O plano de emergência criado após a catástrofe pôde ser aplicado na prática? Que recursos (humanos, financeiros etc.) o setor teve para atuar? A Defesa Civil deveria tornar-se uma secretaria municipal? O que é e como funcionará o Sistema de Alerta e Alarme que a Defesa Civil Estadual pretende implantar na Região Serrana? O debate em torno destas questões você acompanha no programa de hoje. Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário