O programa Hora Técnica, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), debate nesta quarta-feira o tema "Propostas do Codenf para o Desenvolvimento Socioeconômico de Nova Friburgo”. Para falar do assunto, o arquiteto e presidente da Aeanf, Eduardo de Vries, conversa com o professor e presidente do Codenf, Ricardo Lengruber, e o geógrafo e coordenador da Câmara Técnica de Geografia, Fernando Cavalcante. A intermediação é do jornalista Paulo de Carvalho.
O Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf), reestruturado e instituído pela Lei Municipal 3.909/2011, tem como principal objetivo a elaboração de propostas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico de Nova Friburgo. Apartidário, sua estrutura é composta por Plenário, Mesa Diretora e Câmaras Técnicas Setoriais. Atuando desde março de 2011, o Conselho já realizou vários debates e reuniões, coordenando e acolhendo recomendações e opiniões de diversos setores da sociedade friburguense. Destes eventos, emergiram propostas que foram segmentadas em cinco eixos temáticos.
A modernização da gestão pública é um dos eixos apontado pelo Codenf, em fase inicial de execução. No dia 15 de julho o governo municipal, com o intuito de melhorar e dinamizar a máquina pública apresentou no auditório do Senai, o seu projeto de modernização da gestão pública, que visa a melhoria do equilíbrio fiscal e da área de saúde do município. Para diagnosticar os problemas e traçar metas e objetivos a serem alcançados no que tange a arrecadações de impostos e gastos públicos, o governo Rogério Cabral contratou a empresa Falconi Consultores de Resultado, visando ajustar as contas públicas e melhorar a imagem governamental, através de ações concretas. A decisão do governo conta com o apoio da iniciativa privada, através do Codenf, que irá arcar com parte dos custos de implantação do projeto.
O debate em torno destas questões você acompanha no programa desta semana transmitido ao vivo pela TV Zoom, canal 10, RCA, às 21h. Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003.
Deixe o seu comentário