Hora Técnica aborda hoje o tema “Nova Friburgo—Cidade Resiliente”.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quarta, 14, às 21h, o programa Hora Técnica da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) abordará o tema “Nova Friburgo—Cidade Resiliente”. Resiliência é um termo emprestado da física que significa “a capacidade de um corpo voltar ao seu estado natural depois de uma adversidade”. Quando se fala em mudanças climáticas, a palavra pode ser entendida como “o quanto uma nação ou cidade está preparada para contornar as consequências trazidas pelo aquecimento global e se adaptar a elas”.

Para conversar sobre o tema, o programa recebe a engenheira de Telecomunicação e Segurança do Trabalho, Betânia Bussinger, o coordenador da Câmara Técnica de Engenharia Ambiental, arquiteto Eduardo De Vries, e o coronel da PM Paulo Rubens Carmo, pós-graduado em engenharia ambiental na Ucam. A intermediação do debate entre os convidados é feita pelo jornalista e apresentador do Hora Técnica, Paulo Carvalho.

Atualmente, cidades de todo o mundo começam a despertar para o problema, mas as ações ainda são muito localizadas e dizem respeito a apenas alguns dos aspectos das mudanças climáticas. A ONU prospecta para as cidades um futuro em que as temperaturas elevadas afetarão a saúde humana e a produtividade das plantações, intensificarão eventos naturais (como inundações, incêndios florestais e ciclones) e impactarão diretamente as provisões de água, serviços sanitários e energia. Por isso é tão importante estar preparado.

No Brasil, algumas cidades (SC e PR) já estão com forças-tarefa instaladas para esta adaptação, grande parte apoiada pela organização ICLEI—Governos Locais pela Sustentabilidade. Em Nova Friburgo, a Defesa Civil vem coordenando as ações de várias organizações e empreendendo esforços na capacitação da comunidade para eventos climáticos sendo fundamental um competente sistema de comunicação. Engenheiros e outros profissionais estudam propostas de mudanças do Plano Diretor para torná-lo compreensivo e abrangente a exemplo dos utilizados na Europa.

O programa Hora Técnica é ao vivo e os telespectadores podem fazer perguntas pelo telefone (22) 2519-2003 e tirar outras dúvidas através do e-mail aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade