Hora do Planeta: Nova Friburgo participa do movimento internacional

segunda-feira, 29 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Por Bruno Pedretti

Neste sábado, 27, pessoas em todo o mundo apagarão as luzes para alertar sobre as alterações climáticas que vêm acontecendo. É a Hora do Planeta, um movimento voluntário internacional. Nova Friburgo também terá participação no evento. A partir das 20h30, a população está convidada a desligar as luzes de suas casas e protestar em caminhada que terá saída da Praça Dermeval Barbosa Moreira, rumo à Prefeitura.

O objetivo do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal e da Prefeitura é fazer com que a população friburguense contribua com o planeta contra os efeitos das alterações climáticas.

A Hora do Planeta teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. Dois milhões de moradores desligaram as luzes. A expectativa era reduzir 5% do consumo de energia elétrica da cidade durante os 60 minutos do evento, porém, o resultado foi o dobro do esperado. O movimento cresceu muito e em 2009 quatro mil cidades no mundo todo, envolvendo um total de 1,2 milhões de pessoas, desligaram as luzes por uma hora.

No Brasil, as cidades do Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo, Porto Alegre e Manaus já participam do movimento. Portanto, vale o convite: no Ano Internacional da Biodiversidade, una-se à Hora do Planeta e faça a diferença. Apague as luzes das 20h30 às 21h30 e vá para a Praça Dermeval Barbosa Moreira caminhar em prol do Planeta Terra.

As novidades de 2010 para a Hora do Planeta

l A Nova Zelândia já conseguiu envolver 16 embaixadores nesta causa. Nestes inclui-se Helen Clark, atualmente coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

l A CN Tower e a Auckland SkyTower, juntamente com outros 13 edifícios e monumentos emblemáticos das Filipinas, já estão em contagem decrescente para se apagarem por uma hora.

l Na Suécia, o IKEA já aderiu à Hora do Planeta 2010 e 84 escolas formalizaram o apoio ao evento.

l No Canadá, a Coca-Cola ofereceu à WWF Canadá $ 1 milhão de dólares em doação de espaços de cinema e publicidade.

l O governo escocês também já formalizou sua adesão à Hora do Planeta 2010.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade