Eloir Perdigão
Tudo já foi dito e repetido sobre a tragédia das chuvas em Nova Friburgo. A cidade se desfigurou, e o pior, muitos mortos. Evidentemente essa catástrofe não sairá das nossas mentes nem tão cedo. Talvez nunca, que o digam os que perderam seus entes queridos. Mas, como alguns leitores se expressaram em A Voz dos Leitores, é hora de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Não é fácil, mas com pequenos gestos, todos, juntos, conseguiremos.
Para começar, que tal limpar nossas calçadas? Sim, pois há aquelas que continuam do jeito que estavam há mais de um mês, sujas, cheias de terra, empoeiradas. Nem todas, evidentemente, pois houve quem jogasse uma água, como se diz, dando um jeito. Outros, moradores e empresários, se esforçam para manter as calçadas limpas.
O esforço desses poucos deveria ser estendido a todos os demais, onde quer que estejam, no Centro, no bairros e nos distritos. Se cada um cuidar do trecho em frente à sua casa ou estabelecimento, varrendo, lavando, limpando os bueiros, podando as árvores (até para que as folhas não obstruam os bueiros) ou avisando às autoridades se um serviço maior tiver que ser feito, tudo ficará melhor. No Centro, todos deveriam até mesmo aproveitar um mutirão de limpeza que será feito neste domingo, 27, inclusive com a adesão de voluntários.
ENTULHOS – Além do dever de cada um cuidar do “seu pedaço”, tem gente precisando tomar jeito e não despejar entulho em qualquer lugar. Exemplo disso é a antiga linha do trem, a partir da Fábrica Ypu, em direção à Ponte da Saudade. Local ermo, aquela via, muito utilizada tanto para passagem obrigatória por moradores quanto para caminhadas e passeios de bicicleta por gente de todos os lados, sempre serviu de vazadouro para entulhos, através de veículos pequenos e grandes.
A situação, porém, piorou recentemente. Até parece que entulhos originários da tragédia de janeiro foram despejados ali, emporcalhando ainda mais aquele reduto. Além do mau aspecto, prejudica as muitas pessoas, entre moradores e desportistas que transitam no local. Antes que alguém se acidente, é preciso que as autoridades, em primeiro lugar, retirem o entulho, segundo, fiscalizem aquele trecho, terceiro, mantenha-o sempre limpo e, por fim, puna os infratores por tal procedimento.
Deixe o seu comentário