Homens devem refletir sobre os cuidados com sua saúde

Médico recomenda avaliações anuais com urologista e cardiologista, entre outras áreas
sábado, 08 de agosto de 2015
por Eloir Perdigão
Dr. Evandro afirma que homens têm procurado mais cuidar da saúde (Foto: Amanda Tinoco)
Dr. Evandro afirma que homens têm procurado mais cuidar da saúde (Foto: Amanda Tinoco)

Ganhar presentes no Dia dos Pais é muito bom para todo homem. Mas de que isso adianta se a saúde não estiver em dia? Até para se dedicar aos filhos, e poder curtir a família de modo geral, é fundamental que o homem cuide de si, procure o médico e faça exames regularmente nas mais diversas especialidades. Afinal, em alguns casos o homem só vai ao médico porque a mulher “força a barra” e ela mesmo marca a consulta. Felizmente esse quadro está mudando. Para melhor.

Quem dá a maior força para que os homens procurem o médico e façam os exames é o cirurgião geral Evandro Vahia de Abreu. E ele confirma que os homens têm procurado mais os médicos. E se mostra surpreso com um detalhe que tem constatado: até mesmo os dermatologistas estão sendo procurados. Nem que seja por vaidade, por uma questão estética, os homens estão cuidando mais da pele.

Novos tempos 

Dr. Evandro lembra que antigamente o homem não se cuidava. Era praxe. Porém, isto tem mudado ultimamente. Evandro sugere pelo menos avaliações anuais com o urologista, cardiologista, clínico, entre outros especialistas, para que os homens tenham uma vida saudável, feliz e tranquila e que possam passar essa tranquilidade à família. “Isso é fundamental. Assim eles poderão chegar à velhice e ver seus netos”, observa.

O próprio Dr. Evandro admitiu que visitava seus colegas profissionais por iniciativa de sua esposa. Porém, ele mesmo marca agora suas consultas. Recentemente fez uma bateria de exames cardiológicos. Em sua opinião, o homem deve deixar a vergonha de lado e procurar o médico e se tratar. Na clínica Med Center, que coordena, ele constata o aumento considerável de homens que procuram consultas, o que considera uma verdadeira evolução. “O homem está evoluindo, está se tratando e a ideia é que se trate mais ainda.”

Doenças sem sintomas

E ele chama a atenção para casos de doenças, como a hipertensão, por exemplo, que não apresentam sintomas e quando a pessoa percebe já está hipertensa. E repete o colega médico Norberto Rocha (colunista de A VOZ DA SERRA), que cita que “doença boa” é a que dá dor, e com dor, todo mundo procura logo atendimento. Mas há doenças que não causam dor alguma, sintoma algum. A pessoa acha que está bem e na realidade não está. Pressão alta e diabetes são alguns exemplos.

Dr. Evandro alerta ainda para o número acentuado de casos de enfarto em homens jovens, o que evidencia ainda mais a necessidade de cuidados com a saúde, e mais especificamente com a parte cardiológica. Situação que se agrava com quem bebe e fuma. E cita a notícia que leu em A VOZ DA SERRA, edição de quarta-feira, 5, em que um homem de 38 anos morreu sentado numa cadeira, provavelmente vítima de enfarto. Além de procurar orientação médica regularmente, o homem — a mulher também — deve praticar exercícios, não fumar nem beber e ter boa alimentação.

"Papai, vai ao médico"

E não é por falta de especialistas que homem friburguense nenhum vai deixar de se cuidar. Dr. Evandro frisa que Nova Friburgo está bem servida de bons profissionais médicos, clínicas e hospitais que podem ser procurados para consultas e exames. “Eu espero que o homem friburguense invista nisso, tenha mais paciência e cuidados consigo mesmo e procure seu médico”, enfatiza.

Neste Dia dos Pais fica a dica do Dr. Evandro: além do presente, os filhos devem exortar o pai a procurar o médico, e assim ele possa viver mais tempo com eles e possa ver os netos também. “Este é o caminho. Isto é muito importante”, finaliza.

Exames diferentes de acordo com a idade

De acordo com especialistas, os homens devem começar, desde cedo, a se preocupar com a saúde e fazer mais visitas aos médicos. Veja os principais exames que precisam ser feitos durante as fases da vida do homem.

Dos 20 aos 30: Nessa idade é preciso dar importância aos exames que detectam doenças sexualmente transmissíveis, como HIV e hepatite B. Detectar esse tipo de doença nessa faixa etária pode facilitar o tratamento, já que um portador de hepatite B pode ficar até 20 anos com a doença sem apresentar sintomas.

Dos 30 aos 40: A partir dos 30 anos, é necessário conhecer os níveis de colesterol HDL. Pessoas com histórico de obesidade, hipertensão e diabetes também devem passar a fazer testes ergométricos anuais.

Dos 40 aos 50: A partir dessa idade, os homens precisam ficar atentos ao câncer de próstata e fazer colonoscopia. Quem tem histórico familiar de câncer de próstata devem fazer bateria completa de exames todos os anos.

Depois dos 50 anos: Os homens dessa idade devem ficar ainda mais atentos à hipertensão, ao colesterol e ao câncer de próstata. Como a produção de testosterona tem uma queda acentuada, muitas vezes é necessário algum tipo de reposição hormonal. Além desses exames, deve ser realizado o teste de função hepática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: dr. evandro | saúde do homem | dia dos pais
Publicidade