Paulo Freire é um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Autor de Pedagogia do Oprimido, uma de suas incontáveis obras, sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático. Em 2012 foi sancionada a lei 12.612, que o declarou Patrono da Educação Brasileira. Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.
Entre as décadas de 1950 e 60, Freire dedicou-se às experiências no campo da educação de adultos em áreas proletárias, em Pernambuco. Seu método de alfabetização nasceu dentro do Movimento de Cultura Popular do Recife, onde os participantes definiam as temáticas junto com os educadores. Na sua concepção, a educação é um momento do processo de humanização, um ato político, de conhecimento e de criação.
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”. Paulo Freire
Deixe o seu comentário