Dalva Ventura
Na noite de sexta-feira, 9, Nova Friburgo sediou o Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil, para outorgar diplomas e medalhas aos Melhores de 2009. Esta entidade, fundada há cem anos, está presente em diversos países e tem por objetivo difundir e lutar pela democratização da cultura brasileira e promover atividades culturais em geral. A ideia é fomentar ao máximo a cultura, contribuindo para oferecer ao povo brasileiro uma educação de boa qualidade.
O auditório da Casa de Cultura recebeu personalidades de diversos municípios do estado do Rio que foram até lá receber suas condecorações. O diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Rangel Ventura, recebeu um diploma de reconhecimento, junto com 18 agraciados de Nova Friburgo (quadro ao lado).
A coordenação do congresso coube à trovadora Elizabeth Souza Cruz, relações públicas da União Brasileira de Trovadores (UBT) – seção Nova Friburgo, que falou sobre sua satisfação em receber personalidades de tantas cidades.
Coube ao secretário de Cultura, Roosevelt Concy, saudar os congressistas, destacando o fato dos congressistas terem se deslocado de sua terra, Mogi das Cruzes-SP, para se instalar em Nova Friburgo. Roosevelt lembrou que no ano passado esteve aqui em Friburgo por ocasião do cinque ‘senador da cultura’, Agostinho Rodrigues, durante a inauguração da primeira obra do governo municipal, a Praça dos Trovadores.
Em seu discurso, o secretário falou que em sua visão, cultura não é apenas arte – envolve comportamento e busca um processo contínuo de transformação. Dentro deste ponto de vista, o governo vem firmando parcerias com os mais diversos segmentos visando incentivar o movimento cultural e o turismo. “Feliz da cidade que pode receber numa noite de sexta-feira amigos como vocês”, finalizou, fazendo um agradecimento especial a Elizabeth Souza Cruz, pela organização do evento.
Por sua vez, Elizabeth ressaltou que “não é influente mas tem amigos influentes” e, com isso, conseguiu os apoios necessários para realizar um evento como este. “Friburgo é isso. Friburgo já é uma cidade grande, mas ainda conserva aquele calor humano, um conhece o outro e as portas vão se abrindo”, afirmou. Por fim, agradeceu à presidência do congresso, aos agraciados de Nova Friburgo e de outras cidades, aos apoiadores.
E finalizou declamando uma trova de José Ouverney, de Pindamonhangaba-SP, dedicada a Nova Friburgo.
“Friburgo é um ato de amor
consumado nas alturas
um brinde do criador
a todas as criaturas”.
Entidade está presente nos cinco continentes
A Sociedade de Cultura Latina nasceu em Roma, em 1909 e chegou ao Brasil através de Garibaldi e, mais tarde, de um padre português chamado Américo. Em 1956 começou a ter uma presença ainda mais marcante, com o apoio de um outro português, Joaquim Duarte Baptista e de nomes como Jorge Amado, Abeguar Bastos, Franco Montoro, Arlindo Nóbrega, Silva Barreto e Inocêncio Candelária.
Aos poucos a entidade foi conquistando intelectuais de diversos estados brasileiros. Hoje em dia, sua sede fica em Mogi das Cruzes-SP, presidida por Maria Aparecida de Mello Calandra, dedica-se a outorgar diplomas e medalhas de relevantes serviços prestados à causa, em âmbito nacional e internacional. Para tanto, conta com os chamados ‘senadores da cultura’ em cada estado da união. No estado do Rio, o senador é Agostinho da Conceição Rodrigues Filho.
Ele esteve presente ao evento, assim como a presidente do Congresso Nacional da Sociedade de Cultura Latina, Maria Aparecida de Mello Calandra, o secretário da seção Rio de Janeiro, Carlos Augusto Souto de Oliveira, a presidente da Federação das Academia de Letras e Artes do Rio de Janeiro e da Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Eliane Mariá.
Os friburguenses agraciados
· Professor Alexandre Gazé (Universidade Candido Mendes)
· Professor Roosevelt Concy (Universidade Candido Mendes)
· Pedro Osmar (Rádio Friburgo AM)
· Laercio Rangel Ventura (A VOZ DA SERRA)
· Sérgio Madureira
· Marcelo Vollu (artista circense)
· Mateus Ferro Ribeiro (natação)
· Walace Daflon (atletismo)
· Coral da Aliança Francesa de Nova Friburgo
· Philip Gutwain (músico)
· Studio 3 (academia de balé)
· Dilva Maria de Moraes (Revista do Cinquentenário dos Jogos Florais de Nova Friburgo)
· Dib Curi (Jornal Século XXI)
· Felga de Moraes (artista plástico)
· Dirce Montechiari (artista plástica)
· Rose Borges (Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo)
· Academia L.F.
· Ailton Rodrigues (trovador)
· Clenir Neves Ribeiro
Deixe o seu comentário