Fotos: Marcus Gullo
Na tarde deste sábado, 15, a criançada vai poder conferir uma programação especial na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade. O projeto "Pelas ruas da cidade”, que estará em Nova Friburgo neste fim de semana, iniciou sua programação em Petrópolis, se apresenta em Teresópolis ainda este mês e percorrerá as cidades de Juiz de Fora-MG e Campinas-SP até o fim do ano. Contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua – Circo, Dança e Teatro 2013, o "Pelas ruas da cidade” é uma iniciativa do Grupo Off-Sina.
Com o objetivo de fomentar, propagar e divulgar as Artes de Rua, o projeto traz uma nova dinâmica de ocupação de espaços públicos com o intuito de contribuir também com o acesso da população aos bens culturais de cada município. O "Pelas ruas da cidade” surgiu a partir da experiência dos 26 anos de existência do Grupo Off-Sina, que já circulou por mais de 80 municípios do Estado do Rio e passou por 930 cidades de 23 estados do país. O projeto conta com seis companhias de teatro revezando-se nas apresentações em cada município. Em todos eles, a programação inclui uma companhia e a peça Tremelicando, encenada pelo próprio grupo. Esta itinerância é um dos elementos importantes para o desenvolvimento histórico, cultural, social e político, com ênfase no reconhecimento dos valores da cultura nacional que a equipe pretende gerar em suas apresentações.
O evento começará às 17h deste sábado, 15, com o espetáculo "Circo Viva” com a Cia Viva e logo em seguida, às 18h, terá a apresentação de "Tremelicando”. Toda a programação é gratuita.
Confira a sinopse dos espetáculos
Cia Viva - "CIRCO VIVA”
Um brincante circo de variedades que mistura em sua linguagem as cores da cultura popular, do palhaço, do circo e do teatro de rua. Dentre os números de variedades apresentam malabarismos (bola e claves), equilibrismos (rola-rola, monociclo), cenas musicais, magia cômica e pantomimas.
Grupo Off-Sina - "Tremelicando”
Os palhaços Café Pequeno e Currupita apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita. A figura tradicional do Homem dos Sete Instrumentos (artista que toca vários instrumentos simultaneamente) é trazida ao picadeiro através do Casal Banda.
Deixe o seu comentário