Neste sábado, dia 8, das 10h às 13h, alunos de três escolas públicas de Vargem Alta participarão da Festa da Família, na Fazenda Canto Allegro, evento realizado pelo proprietário do lugar, Pio Borges. “Nosso objetivo é integrar as crianças com seus familiares, em um ambiente festivo e cultural, ao mesmo tempo”, informou ele.
Na função de diretor cultural do espaço, Pio conta com o educador e escritor Álvaro Ottoni de Menezes, autor de 26 livros no gênero infanto-juvenil. Dentre eles estão A árvore que fugiu do quintal, O peixe que não sabia nadar e Quando o coração recebe visita, premiado no Brasil com a medalha José Cândido de Carvalho, e no exterior, como melhor autor estrangeiro na Bulgária, pela Fundação Balgarsky Houdjonik.
“Agora, Canto Allegro é o seu novo palco de atuação e juntos, amigos, comunidade, enfim a sociedade friburguense, como um todo, dará cada vez mais vida a este lugar, plantando sementes de amor, paz, entretenimento e bom convívio”, acrescentou Pio.
Localizada a 5,5 km do centro de Nova Friburgo, rodeada pela exuberante natureza da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, Canto Allegro tem 600 mil metros quadrados de área verde, lago, fontes e piscina de água mineral, mata atlântica nativa, trilhas ecológicas para passeios e cavalgadas, horta, animais diversos, entre outras riquezas naturais. O espaço possui também sauna, salão de jogos, equipamento de escritório e toda a infraestrutura necessária para proporcionar momentos inesquecíveis aos frequentadores.
“Abrir as portas da fazenda para a comunidade é um sonho que acalento há algum tempo. Para virar realidade, um sonho precisa ser sonhado junto, então tratei de acordar o amigo Álvaro Ottoni para trocarmos ideias sobre um turbilhão de pensamentos e ideias que passaram a povoar a minha cabeça e meu coração, com o decorrer do tempo”, disse.
Entusiasmado com a ideia, Álvaro sonhou junto e entrou de cabeça no projeto. Hoje participa do evento, contando estórias, lendo trechos de seus livros e conversando com as crianças. “Estamos cada vez mais envolvidos nessa empreitada, juntos com outros parceiros como Rodrigo Louback e Tania Tavares, na gastronomia, o Ailton na administração, o Isac na equitação, Bergaminni na restauração, e outros bem-vindos agregados. Todos mergulhados na infraestrutura e nos movimentos que já possibilitam recebermos a comunidade para as mais diversas atividades”, disse Pio.
Segundo ele, sua intenção é realizar outras festas, ao menos um encontro por mês com alunos da rede pública, com apoio da comunidade para custear apenas alimentação e o cachê da trupe que fará a integração de pais e filhos, visando também a prática e o gosto das crianças pela leitura.
Deixe o seu comentário