Hoje é o Dia da Pizza!

Instituído em 1985 na cidade de São Paulo, Dia da Pizza é celebrado hoje, 10 de julho
sexta-feira, 10 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Hoje é o Dia da Pizza!

Não é só mais um prato calórico. É um prato calórico cheio de queijo quente, molho de tomate e mais todas as delícias que você possa imaginar por cima. Existe pizza até de batata-frita. Diferente do que se costuma pensar, não foram os italianos os precursores, mas os egípcios, há mais de cinco mil anos — outros, ainda, afirmam que tenham sido os gregos os primeiros a fazer a massa à base de farinha, arroz ou grão de bico, conhecida como pão de Abraão. Seja lá como for, a novidade foi parar em Etrúria, na Itália, e de lá para o mundo — Deus abençoe quem trouxe para o Brasil.

Porém, foram os italianos que passaram a rechear a massa com tomate, queijo, toucinho e peixes fritos, que eram os ingredientes mais baratos na época, e, portanto, os mais acessíveis para a parte mais pobre da população. Por isso a fama indiscutível dos italianos quando o assunto é a redondinha. Aliás, ela não tinha esse formato como conhecemos hoje, mas a forma de um sanduíche — ou calzone, que voltou à moda recentemente.

No Brasil, o reduto da pizza é São Paulo, principalmente pela quantidade de colônias de imigrantes italianos que se instalaram por lá, em sua maior parte no Brás. Lá foram comercializadas as primeiras pizzas no país. A cidade do Rio é a segunda que mais consome pizza no Brasil — São Paulo, a campeã, é inclusive a segunda mais comilona no mundo, perdendo apenas para Nova York. E foi em Sampa que surgiu a expressão “acabar em pizza”. Conta-se que, na década de 1960, alguns conselheiros palmeirenses se reuniram para resolver problemas que haviam gerado uma crise para o clube. Após 14 horas de discussões, os dirigentes resolveram ir a uma pizzaria. Várias rodadas de chope, várias garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes depois, tudo ficou em paz. O jornalista Milton Peruzzi, da Gazeta Esportiva e setorista do Palmeiras, acompanhou o encontro e ditou a seguinte manchete no jornal do dia seguinte: "Crise do Palmeiras termina em pizza". Aí, a expressão pegou, usada principalmente para se referir às crises políticas no Brasil — que, como sabemos, terminam mesmo em pizza na maior parte das vezes. A coincidência é que se comemora o Dia da Pizza e o Dia da Lei no mesmo dia...

O sabor mais tradicional é a marguerita — molho de tomate, manjericão e queijo —, formando as cores da bandeira da Itália. Mas sabe como é gente gulosa: se pizza é bom, hambúrguer é bom e lagosta é bom, porque não colocar tudo junto? Aqui mesmo, em Friburgo, há uma pizzaria que faz pizza de hambúrguer e de batata-frita. A pizza mais cara do mundo, a Bellissima Luxury, do restaurante Nino’s (NY), é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme. O preço? “Apenas” mil dólares (ou U$ 125 por fatia). 

Friburgo também tem a sua tradição pizzaiola. Desde a emblemática Pizzaria Califórnia, no Centro da cidade (quem de Friburgo nunca comeu lá?), até as famosas pizzas de massa de aipim de Lumiar e São Pedro, o prato combina perfeitamente com o clima e o charme da serra.

Mas e você, aonde você vai quando dá aquela vontade de se encher de pizza?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Pizza | Dia da Pizza | tradição
Publicidade