Hoje é o Dia da Música Clássica em homenagem a Villa-Lobos

quinta-feira, 05 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Pouca gente sabe, mas 5 de março foi instituído como o Dia da Música Clássica no estado do Rio, conforme lei de autoria do deputado Alessandro Molon, sancionada em 2007 pelo governador Sérgio Cabral. A data é uma homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, que nasceu neste dia, no ano de 1887, na cidade do Rio de Janeiro. Outro dado desconhecido da maioria das pessoas é que o consagrado compositor fez sua primeira apresentação oficial em Nova Friburgo, em 29 de janeiro de 1915, data considerada uma das mais importantes da cultura friburguense, mas ainda pouco divulgada.

A estreia de Villa-Lobos é tema de um artigo especial no site www.djoaovi.com.br, voltado para a valorização e o resgate da história e da cultura do município. O texto, escrito pelo engenheiro e jornalista Nelson Alvarez, conta detalhes da primeira apresentação oficial do compositor, realizada no extinto Theatro Dona Eugênia, que ficava na Rua General Câmara, atual Augusto Spinelli. “Naquela noite, ao lado de sua esposa, a pianista Lucília, e do flautista Agenor Bens, Heitor Villa-Lobos, ao violoncelo, apresentou composições suas e de grandes mestres da música internacional”, diz trecho do texto de Alvarez.

A apresentação foi memorável, como relembra o artigo. “O concerto fez tanto sucesso, que motivou outro logo depois, no dia 2 de fevereiro, desta vez no extinto Cinema Odeon, que ficava na Praça XV de Novembro, atual Praça Getúlio Vargas, esquina com Rua General Pedra, atual Rua Farinha Filho”.

O artigo também cita outro fato importante durante a estada do compositor na cidade: “Dias depois, ainda em Nova Friburgo, Heitor Villa-Lobos viria a compor e executar seu primeiro quarteto, em forma de suíte. A audição aconteceu na residência do maestro Homero de Sá Barreto, na Rua General Osório nº 88. Participou do encontro, entre outros, o consagrado maestro Artur Eugênio Stutt”, conclui o artigo, que é ilustrado por fotos e notícias publicadas em jornais da época.

Vale destacar que através deste artigo, intitulado Villa-Lobos: 50 anos de saudade, o site saiu na frente e deu o pontapé inicial para marcar o cinquentenário de falecimento do compositor, ocorrido em 17 de novembro de 1959. Eventos e homenagens já começam a ser preparados no Brasil e no exterior. Em Nova Friburgo a data também não deverá passar em branco, devendo ser divulgada ao Brasil e ao mundo a importante ligação que Heitor Villa-Lobos teve com a cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade