Hoje, 30 de setembro, é o dia daquela que tem por função organizar as atividades do dia a dia, administrar eventos, viagens, finanças, enfim, essas rotinas administrativas cotidianas. Não, não é dia das mães: é dia da secretária. A função é quase a mesma, né? As empresas são organismos que não sobrevivem sem uma sólida administração, sem as mãos de quem faça a engrenagem funcionar.
Mas, para isso, é preciso o auxílio ou assistência de um profissional que atue na organização seja dos horários, das finanças, das marcações de reuniões, enfim: que empresa funciona sem uma competente equipe multidisciplinar de secretárias e demais auxiliares administrativos?
A origem do dia da secretária remonta a história de Lilian Sholes, filha de Christopher Sholes—que em 1867 acabava de inventar um novo modelo de máquina de escrever. Lilian, que havia nascido em 30 de setembro de 1850, e tinha, portanto, apenas 17 anos à época, foi a primeira mulher a usar o invento do pai. E em público!
No centenário de nascimento de Lilian, que coincidiu com a ascensão das atividades comerciais após a revolução industrial, alguns fabricantes de máquinas de escrever estabeleceram uma espécie de “competição” de datilografia (há quanto tempo não se diz essa palavra?). Uma forma de propaganda de seus produtos, sim, mas o que acabou acontecendo foi que as secretárias ganhavam essas competições—sempre muito acostumadas a lidar com as máquinas. Assim, o dia 30 de setembro passou a ser conhecido como o dia das secretárias.
Hoje em dia, todos os gêneros atuam nessa profissão, mas em tempos longínquos eram os homens que dominavam esse “mercado”: eram pensadores, filósofos e escribas que assumiam o papel da organização administrativa. Já no pós-guerra, as mulheres passaram a dominar o ramo, por conta da falta de homens no mercado de trabalho. E assim permanece até hoje: elas são a maioria.
Homem ou mulher, todo profissional que assume a função de secretariar tem um pouco de mãe e pai, um pouco de amigo, com a rigidez de um soberano mas a doçura de um abraço. A VOZ DA SERRA aproveita a data para homenagear todas as secretárias e secretários friburguenses, mas, acima de tudo, Mária Ventura e Cristiana Paixão: a engrenagem pulsante que torna possível a chegada das nossas edições a cada leitor. Parabéns pelo dia de hoje.
Deixe o seu comentário