Hoje é dia da padroeira dos endividados

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Quem não tem alguma dívida para pagar hoje em dia? Quem não tem, pode dar graças a Deus, mas com certeza, já passou ou passa por algum aperto financeiro com a escassez do salário ante o custo de vida. Para tentar acertar as contas com os credores e fazer o dinheiro suado render até o fim de cada mês só mesmo com ajuda divina. Hoje, 16, então, é dia de rogar preces à padroeira dos endividados, Santa Edwiges, que desde maio passou a ser bastante reverenciada por seus fiéis em Nova Friburgo. A milagrosa ganhou uma capela no bairro Vale dos Pinheiros construída pela devota Zita Vereza Silva em pagamento de promessa por uma graça alcançada. Esta semana, o bispo diocesano dom Rafael Llano Cifuentes elevou a capela dedicada a Santa Edwiges à categoria de paróquia.

As homenagens a Santa Edwiges que já acontecem todo dia 16 de outubro com grande movimentação de devotos no Rio de Janeiro, onde a santa é bastante venerada em sua matriz na Rua Fonseca Telles, próximo a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão (onde encontram-se suas relíquias), e em Petrópolis, se estenderão durante todo o dia de hoje na igreja da milagrosa, no Vale dos Pinheiros. A partir das 7h30 haverá um café comunitário, seguido de missa solene às 10h. A partir das 15h acontecerá adoração ao Santíssimo Sacramento e às 18h, outra missa solene celebrada por dom Rafael Llano Cifuentes seguida de procissão pelas ruas do bairro. A partir das 20h haverá shows musicais com bandas católicas e vendas de iguarias.

Amanhã, 17, a programação especial da festa de Santa Edwiges em Nova Friburgo contará com recreação infantil, das 13h às 17h e no domingo, 18, missa às 10h, com o coral da banda Euterpe Friburguense, almoço a R$ 5 e apresentação do grupo de louvor da igreja de Nossa Senhora das Graças.

Quem foi Santa Edwiges

Santa Edwiges nasceu em 1174 na Alemanha em berço nobre, mas teve a humildade como característica principal e filosofia de vida. Aos 12 anos casou-se com o príncipe da Silésia, na Polônia, e teve seis filhos. Após fazer voto de castidade aos 32 anos e ficar viúva, Edwiges foi morar num mosteiro onde uma de suas filhas era a madre superiora. Lá, a santa destinava quase toda sua renda em socorro aos mais necessitados. Tinha um carinho especial pelas crianças e mulheres abandonadas.

Ao visitar presídios, Edwiges influenciava-se com o drama das pessoas que eram detidas por não conseguirem pagar seus impostos e, penalizada, passou a quitar muitas dívidas, devolvendo a liberdade aos desamparados. Edwiges também conseguia empregos para os presidiários resgatando-lhes a dignidade. O fato a tornou a ‘padroeira dos endividados’ garantindo até hoje a peregrinação de fiéis e muitas orações à santa em prol da ajuda divina para saldar dívidas.

Edwiges morreu em 15 de outubro de 1243, mas como a igreja comemora nesta data o dia de Santa Teresa D’Ávila, considerada a ‘doutora da Igreja Católica’ a festividade de Santa Edwiges foi oficializada no dia seguinte. Ela foi canonizada em 26 de março de 1267 pelo papa Clemente IV. Seu primeiro milagre aconteceu durante o período da quaresma, quando o marido de Edwiges ainda era vivo e brigou com ela por não servir vinho num almoço familiar. Como naquele período de preparação para a Páscoa, Edwiges fazia jejum, serviu ao marido uma taça de água que transformou-se inexplicavelmente em vinho ao ser entregue a ele.

Oração de Santa Edwiges

Vós Santa Edwiges que fostes na terra amparo dos pobres e desvalidos, socorro dos endividados no céu, onde gozais o eterno prêmio da caridade que praticastes, confiante lhe peço: seja a minha advogada para que eu obtenha a graça ... E por fim a graça da salvação eterna. Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades!

D. Rafael cria mais uma paróquia

Por decreto de D. Rafael Llano cifuentes, Bispo de Nova Friburgo e de acordo com as normas do Código de Direito Canônico, cân. 515 $ 1 e 3, publicado na pátina 33do Comunicado mensal da Diocese de Nova Friburgo acaba de ser criada a Paróquia Santa Edwiges no bairro de Vale dos Pinheiros, Nova Friburgo.

A nova Paróquia desmembrada de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Bela Vista, terá os seguintes limites: a OESTE, limite com a Paróquia Santo Antonio e São Francisco de Assis, no bairo da Lagoinha, margeando coma rua Souza Cardoso até o Lar Abrigo Amor a Jesus( ficando este com a Paróquia Santo Antonio e São Francisco de Assis), indo pela rua Sabrina de Abreu Aguilera, 377 no Vale dos Pinheiros onde se localiza o Sítio Toca de Assis. Ao SUL, Alameda Eduardo Guinle, tendo como divisa o rio Cônego, até o Country Clube, este pertencente a paróquia Santo Antonio e São Francisco de Assis. Ao LESTE, divisa com a Paróquia Nossa Senhora das Graças, tendo como limite o Friburguense Atlético Clube. Ao NORTE, traçando uma linha imaginária até o Pico das Catarinas, incluindo o Parque São Clemente, partindo daí numa mesma linha até o Condomínio das Pedras, retornando até o Sítio toca de Assis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade