Histórias da Indústria: bate-papo informal reúne personagens da história industrial de Nova Friburgo

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A primeira etapa de bate-papos sobre a industrialização em Nova Friburgo já começou; e uma nova rodada começará no dia 10 de janeiro. Na exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo, promovida pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), estão programadas diversas conversas informais em um ambiente cercado por imagens históricas. Um pequeno e simpático auditório ali instalado funciona como espaço ideal: um local para troca de ideias e memórias com industriais, industriários e pessoas interessadas. O debate foi nomeado “Histórias da Indústria” e tem o formato parecido com programas de entrevistas.

“Nós podemos pensar Nova Friburgo em qualquer ambiente, como o Auditório do Senai, por exemplo. Mas aqui estamos cercados por essa atmosfera histórica e convidativa. O objetivo da Firjan ao montar a exposição é olhar o passado para ajudar a pensar o futuro de Nova Friburgo”, afirma o presidente da Firjan Regional, Vicente Ribeiro.

As duas primeiras edições do “Histórias da Indústria” foram emocionantes. Na última sexta, 16 de dezembro, Richard Inhs e Igor Quintella falaram de forma objetiva e apaixonada sobre os anos à frente da fábrica Arp e sobre o início da industrialização de Nova Friburgo. O dia 20 teve a participação de Salustiano Weidlich e Luiz Ribeiro, contando “causos” da indústria. Os dois eventos tiveram a mediação do conselheiro da Firjan e coordenador do Comitê 100 anos da Indústria, Antonio Carlos Celles Cordeiro.

A importância do segmento industrial para Nova Friburgo está no coração da sua história e a exposição, inaugurada no último dia 16, está emocionando muita gente. Nos dias de hoje, a indústria chega a ser responsável por 41% dos empregos formais do município. Nova Friburgo é, também, o segundo município em empregos industriais no estado. Visitando a exposição, cuja organização é da Fábrica de Ideias, é impossível deixar de notar a capacidade empreendedora do povo friburguense.

A exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo está no segundo piso do Cadima Shopping, em uma loja próxima à escada rolante. A exposição e o bate-papo têm entrada franca e funcionam no mesmo horário do shopping. As novas edições do “Histórias da Indústria” começam em janeiro e serão realizadas às 19h.

PROGRAMAÇÃO “HISTÓRIAS DA INDÚSTRIA”:

10/jan - Nascimento e evolução do setor metal-mecânico.

17/jan - O setor têxtil: das grandes fábricas até os dias de hoje.

24/jan - Moda Intima: nascimento, evolução e desafios futuros

31/jan - Comer e beber: Os produtos de nossa terra

07/fev - A nossa diversidade: indústria gráfica, cosméticos, plásticos, etc.

14/fev - A importância da construção civil e os desafios do futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade