Historiador Mário Curtis Giordani profere palestra digna de um grande mestre na Casa da Cultura

quinta-feira, 30 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Historiador Mário Curtis Giordani profere palestra digna de um grande mestre na Casa da Cultura
Historiador Mário Curtis Giordani profere palestra digna de um grande mestre na Casa da Cultura

Mais de cem pessoas, entre estudantes de direito, advogados, juristas e membros do meio acadêmico aproveitaram ao máximo a oportunidade única de assistir a uma das maiores aulas sobre direito romano já ministradas em Nova Friburgo. O professor e historiador Mário Curtis Giordani, referência internacional no assunto e autor de mais de 20 livros sobre história do direito, foi unanimidade também no município serrano quando realizou palestra na Casa de Cultura, a convite da professora de história do direito da Universidade Candido Mendes (Ucam), a professora e historiadora Janaína Botelho.

Antes do evento, dezenas de estudantes expressavam ansiedade e expectativa enquanto aguardavam a chegada do grande mestre. Mário Curtis Giordani, professor decano da centenária Candido Mendes, também era esperado por juristas e advogados renomados da cidade, que se orgulhavam de terem sido alunos do historiador no campus da Ucam na Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. Titular da cadeira de direito romano da Ucam desde 1959, o historiador é especializado em história do direito, com formação em direito, filosofia, teologia e letras clássicas.

Diante de um auditório lotado e alvo da atenção de profissionais da imprensa e de estudantes do curso de Comunicação Social da Candido Mendes de Nova Friburgo, todos encantados com a possibilidade de entrevistar e conhecer figura tão notória, Mário Curtis Giordani foi apresentado oficialmente pela professora Janaína. A noite dedicada ao estudo do Direito Romano contou com a presença do secretário municipal de Cultura e diretor da Candido Mendes local, Roosevelt Concy, do coordenador acadêmico do campus, professor Francisco Assis Corrêa Barbosa, da coordenadora do curso de direito da Ucam, juíza Hevelise Scheer, e do juiz Ronaldo Leite Pedrosa.

Autor consagrado de mais de 20 livros e artigos em revistas acadêmicas, estudos de história do direito e de história da filosofia, publicados na revista Vozes, Giordani desenvolveu pesquisa na Biblioteca do Instituto de Direito Romano da Universidade La Sapienza, em Roma, que resultou na obra O Código Civil à luz do direito romano. Em sua palestra ele comentou o assunto e falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional. Em outras instituições de ensino superior integrou por diversas vezes comissões examinadoras de concursos para ingresso no magistério superior da UFF, PUC-Rio, USP e Universidade Federal do Ceará.

Foram mais de duas horas de palestra, em que Mário Curtis Giordani conseguiu fazer com que a atenta plateia fizesse uma viagem pela história do direito romano. Sempre atualizado, o consagrado historiador cumpriu seu papel de mestre e mostrou aos alunos a importância de estudar a história para melhor compreensão dos fatos atuais e, até mesmo, para uma previsão dos acontecimentos.

Por fim, com extrema humildade, Mário Curtis Giordani agradeceu a oportunidade de estar diante daquele público na Casa de Cultura, transformada em sala de aula, para mais um encontro com universitários e profissionais do direito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade