Heródoto: “Só teremos segurança se tivermos Deus em nossas vidas”

quarta-feira, 04 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello e o superintendente da Autran, o coronel Hudson de Aguiar Miranda, estiveram presentes na tarde deste domingo, 1º, ao lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema Fraternidade e segurança pública.

O evento aconteceu no anfiteatro da Praça das Colônias, no Suspiro e, logo chegando, Heródoto era cumprimentado e abraçado. Sentindo-se muito à vontade, sentou-se na arquibancada junto com a plateia, dizendo: “Eu sou do povo”, para ouvir as mensagens e as apresentações da solenidade; só depois de alguma insistência do bispo dom Rafael, Heródoto se sentou junto com representantes da Igreja e algumas autoridades.

Em relação ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, o prefeito Heródoto lembrou a importância fundamental da família nos dias atuais para a formação do caráter e dos valores dos jovens. Destacou também que a campanha chama a atenção de todos para a necessidade de ter Deus em nosso cotidiano: “Só vamos ter segurança se tivermos Deus em nossas vidas”, o que foi confirmado pelo bispo dom Rafael, que ainda acrescentou: “Como vamos estabelecer a paz se ela não existe dentro de nós?”.

Disciplina com ternura

O lema do governo municipal para estabelecer a ordem e a segurança pública em Nova Friburgo é Disciplina com ternura. Como lembrou Heródoto: “Disciplina quer dizer que as pessoas cumpram a lei, mas levá-las a fazerem isso com ternura. Não é preciso pegar ninguém pela orelha, mas pegá-la pela mão. Ou seja, pela educação. Nossa preocupação é trabalhar junto à opinião pública para que, através da educação, a população seja levada a esse comportamento social adequado. Prova disso foi o belíssimo carnaval que tivemos, sem transtornos e sem confusão. O povo festejou com um propósito de comportamento diferente e, por isso, tivemos aquela festa maravilhosa. Então, levar a sociedade toda a um comportamento adequado representa dar segurança para essa sociedade. A população friburguense deu um exemplo magnífico no carnaval. Temos que colocar na cabeça das pessoas que o comportamento tem que ser diferente e todos vão colaborar para isso”, concluiu.

Nova Friburgo pode ser considerada um oásis na questão da segurança pública

Com mais de 30 anos de profissão na Polícia Militar, exercendo diversos cargos na corporação, coronel Hudson de Aguiar, hoje superintendente da Autran, começou seu breve discurso afirmando o que só quem tem um profundo conhecimento de causa como ele pode fazer. “Apesar da evolução da criminalidade no estado do Rio como um todo, Nova Friburgo ainda pode ser considerada um oásis dentro desse contexto. A violência na cidade do Rio de Janeiro está fora de controle, mas o estado não pode ser um referencial porque, ao atravessarmos a Baía de Guanabara e prosseguirmos em direção a outros municípios, vemos que a realidade é outra”.

O coronel Hudson citou o problema da violência na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, há alguns anos e que só apresentou resultados com uma política de segurança pública muito eficaz, a chamada tolerância zero. Para o coronel, o ideal seria ter uma polícia municipal preventiva e comunitária para atuar nos pequenos delitos, obedecendo às características locais. O coronel Hudson chamou atenção à desordem, dizendo que “a desordem é uma ameaça para a segurança pública. Então, ordenando a cidade com o sistema de estacionamento rotativo, com os horários para carga e descarga, a proibição de objetos nas calçadas etc., são medidas preventivas que estão sendo adotadas com a colaboração e a participação de todos, inclusive que já estão transformando a sociedade friburguense”. Ao final, o coronel Hudson lembrou que o maior aliado que se pode ter é amor no coração, para sempre buscar transformar a questão da violência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade