(SECOM NF) Após sua participação no 3° Encontro Franco-Brasileiro de Cooperação, em Rhône-Alpes, em Lyon, na França, semana passada, o engenheiro e prefeito Heródoto Bento de Mello aproveitou sua viagem à Europa para estabelecer contatos com as autoridades suíças do Canton de Fribourg, de onde veio a maioria dos fundadores do Município, no século 19. Desde sábado, 5, ele cumpriu um vasto programa de compromissos naquele país, com o principal propósito de inserir a comemoração dos 200 anos da fundação de Nova Friburgo (maio de 2018) em agenda comum aos dois países.
A ida do prefeito friburguense ao Canton de Fribourg aconteceu a pouco mais de um mês do VI Encontro Suíço Brasileiro - Em route vers les 200 ans (Rumo aos 200 anos), realizado de 17 a 20 de outubro e no qual Nova Friburgo recebeu uma comitiva de 327 suíços, que vieram celebrar os 30 anos do intercâmbio entre as duas cidades, através da Associação Fribourg-Nova Friburgo. O chefe do executivo friburguense considera que a celebração do bicentenário de Nova Friburgo é muito mais uma comemoração dos próprios suíços, em razão do feito histórico da transmigração inédita de duas mil pessoas de uma só vez.
Festa de Saint Nicolas com samba
O prefeito chegou à Suíça no sábado, 5, a tempo de participar da festa oficial de Saint Nicolas, padroeiro de Fribourg. Além de acompanhar o cortejo, depois de um almoço com o comitê da Associação Fribourg-Nova Friburgo, ele se encontrou com o Saint Nicolas e com o bispo Dom Bernard Genoud. O próprio prefeito Heródoto fez um relato entusiasmado do acontecimento: “há cem anos, se realiza a festa do padroeiro, que é a maior da cidade, consistindo numa representação teatral organizada pelos estudantes do Colégio Saint Michel, dirigido por jesuítas, que fazem um cortejo festivo, desde o colégio, no alto de uma colina, até a catedral, conduzindo o santo, montado em um burro e acompanhado de banda de música e do povo”.
Segundo ainda o prefeito, “em frente à catedral, São Nicolau é conduzido até uma plataforma no alto da torre, de onde faz um discurso em francês e alemão para toda a cidade (milhares de pessoas lotam todas as ruas adjacentes), criticando a vida social e política e também os homens e mulheres pecadores”.
Com bastante satisfação, o prefeito contou ainda que “no meio do discurso, São Nicolau saudou (em francês e alemão) a cidade de Nova Friburgo e o prefeito Heródoto Bento de Mello e, neste momento, os que acompanhavam São Nicolau, dançaram samba. Ao término do discurso, fogos vermelhos foram acesos em torno do santo”, detalhou Heródoto, acrescentando ainda que logo após o discurso, São Nicolau, juntamente com o bispo Monsenhor Genoud vieram à porta da catedral, receber o prefeito de Nova Friburgo.
Autoridades municipais, estaduais e federais: possibilidades do bicentenário
No domingo, 6, em visita a Gruyére, aconteceu o primeiro encontro com autoridades governamentais. O prefeito foi recebido pelo syndic (prefeito) de Bulle, Mr. Menoud, acompanhado do presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo na Suíça, Mr. Raphael Fessler e, ainda, do friburguense Maurício Pinheiro, animador cultural da Casa Suíça de Nova Friburgo. Em seguida, o prefeito foi recebido para almoço pelo Conselho Comunal (equivalente à Câmara de Vereadores), no chalé D´Alpage, na Villa de Broc.
Na segunda, 7, os compromissos foram com a Câmara de Comércio e o encontro com autoridades políticas, a exemplo do Conselho Comunal da Vila de Fribourg: Sr. Pierre-Alain Clément, Syndic (prefeito) de Fribourg; Sr. Jean Bourgknecht, Vice-Syndic (vice-prefeito); Sra. Madeleine Genoud Page, Conselheira Comunal (equivalente a vereadora), Sr. Charles de Reyff, Conselheiro Comunal (vereador), que também estiveram, em outubro, no Encontro Suíço, além da Sra Florence Cauhépé (delegada econômica). Ainda na segunda-feira, o prefeito visitou a fábrica de chocolates Villars, em Fribourg, onde assistiu a uma conferência sobre todo o processo de fabricação, ciceroneado pelo diretor geral Sr. Sacerdoti. Durante almoço com o senhor Pierre-Alian Clément, prefeito da Villa de Fribourg e diversos membros do Conselho Comunal (deputados municipais), o prefeito de Nova Friburgo teve nova oportunidade de discutir o trabalho conjunto necessário à preparação da comemoração dos 200 anos da colonização.
Em seguida, o prefeito Heródoto visitou a Biblioteca Cantonal e Universitária de Fribourg, onde se reuniu com os responsáveis pelo departamento de microfilmagem e de conservação, onde conheceu os mais modernos equipamentos de microfilmagem e de digitalização de documentos, que interessam à futura Fundação Pró-Memória.
Em reunião solene no Salão de Atos do Conselho Cantonal, presidido pelo Sr. Claude Lässer, presidente do Conselho de Estado da Câmara Cantonal do Cantão de Fribourg (governador), com a presença da Embaixadora da Suíça no Brasil, sra. Maria Stella Pompeu Brasil Frota e de vários Conselheiros Cantonais (deputados), também foram discutidos o futuro das relações entre Nova Friburgo e o Cantão de Fribourg e as possibilidades de cooperação para a comemoração do bicentenário friburguense.
Na noite da mesma segunda-feira, o prefeito Heródoto foi recepcionado na chancelaria pelas autoridades estaduais do Conselho de Estado do canton de Fribourg: senhores Claude Lässer, conselheiro de Estado; Pascal Corminboeuf, presidente do governo de Fribourg; Sr. Georges Godel (conselheiro de Estado); Sra Danielle Gagnaux (chanceler de Estado) e o Sr. Gérald Berger, chefe do serviço da cultura de Fribourg.
Na terça-feira, 08, o prefeito foi recebido em Berna, capital federal da Suíça, no Palácio Federal (sede do governo suíço), pela conselheira nacional Sra. Thérèse Meyer, cujo cargo equivale ao de deputada federal e é ex-presidente do Governo Federal suíço. Integrante do coral Rosa Nova, ela também esteve em Nova Friburgo, em outubro passado, durante o Encontro Suíço. Em seguida, o prefeito foi convidado para um almoço com autoridades federais da Suíça.
Encontros com imprensa
Em sua estada na Suíça, o prefeito Heródoto participou ainda de entrevistas com a Rádio Fribourg e os jornais La Liberté e Freiburger Nachrichten. O retorno de Zurich para o Brasil foi nesta quarta-feira, 9.
Deixe o seu comentário