Hemocentro: sábado de doações contribui para a regularização dos estoques de sangue

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. No entanto, nesse 1º de junho estendeu o horário devido a maior demanda de doadores
sábado, 01 de junho de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Suelen Schimidt doou sangue pela primeira vez:
Suelen Schimidt doou sangue pela primeira vez: " Essa foi a forma que encontrei de ajudar ao próximo e poder contribuir nessa causa tão importante" (Fotos: Fernando Moreira)

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, abriu as portas neste sábado, 1º de junho, para coletas de sangue. O movimento foi intenso durante a manhã até o início da tarde, quando o atendimento foi encerrado. O grupo de atores, palhaços e animadores Anjos da Alegria esteve presente na ação solidária, assim como representantes da Associação de Moto Clubes de Nova Friburgo. Tudo para contribuir com a regularização dos estoques de sangue da unidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tania Trilha, que acompanhou o sábado de doações, a unidade recebe, em média, de três a cinco doadores por dia, quando o ideal seria pelo menos 15. Ela conta ainda que em alguns dias não aparece um doador sequer. Mas a iniciativa de abrir um sábado por mês está rendendo bons frutos. Isso porque, até as 11h, já haviam sido coletadas 46 bolsas de sangue, número bem acima da média diária. E cerca de 20 ainda aguardavam para realizar a coleta.

“Especialmente neste mês de junho estamos tentando estruturar nossas equipes para abrir o hemocentro em mais um sábado, já que este é o mês vermelho, o mês da doação de sangue. Por isso pedimos a população que venha doar sangue. Todos nós podemos precisar um dia. E como somos um município polo, atendemos também a todas as cidades que nos circundam. Por isso é muito importante que as pessoas venham doar para manter nossos estoques de sangue em dia”, disse a secretária de Saúde.

O grupo Anjos da Alegria, fundado em 2012, costuma realizar seu trabalho voluntário quinzenalmente na pediatria do Hospital Municipal Raul Sertã e com os idosos do Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), mas devido a importância da causa, estiveram no Hemocentro para estimular a doação e para doar sangue também.

“Pra mim vai ser gratificante porque é a primeira vez que vou doar sangue. Além disso, sabemos que é um ato muito importante e necessário para ajudar o próximo e salvar vidas”, declarou o bancário Hamilton Junior da Silva, integrante da trupe.

Quem já perdeu as contas de quantas vezes doou sangue é o militar Carlos Guilherme Araújo, representante da Associação de Moto Clubes de Nova Friburgo.

“A Associação de Moto Clubes de Nova Friburgo já faz esse trabalho há algum tempo. Estamos sempre promovendo a doação de sangue. A gente se alterna para vir aqui e ajudar a manter o abastecimento do banco de sangue, uma preocupação constante da nossa Associação”, disse Carlos Guilherme.

Quem também aproveitou o sábado para doar sangue foi a costureira Sonia Regina Frotté: “Como eu trabalho de segunda a sexta até as 17h30, nunca consigo vir doar sangue. Ontem vi no jornal que hoje estaria aberto e resolvi vir doar. Deixei pra fazer a faxina em casa mais tarde e vim fazer esse ato de amor ao próximo. Seria bom se o hemocentro abrisse todos os sábados. Facilitaria para muitas pessoas”.

A administradora de empresas Suelen Schimidt também compareceu para doar sangue pela primeira vez na vida. E não se arrependeu: “É a primeira vez que venho doar sangue e pretendo voltar outras vezes. Essa foi a forma que encontrei de ajudar ao próximo e poder contribuir nessa causa tão importante”.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cassia Viviane Kale Martins funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, no entanto, nesse sábado funcionou em horário estendido até às 13h, devido a maior demanda de doadores de sangue.

 

  • A costureira Sonia Regina Frotté também foi pela primeira vez ao banco de sangue:

    A costureira Sonia Regina Frotté também foi pela primeira vez ao banco de sangue: "Seria bom se o hemocentro abrisse todos os sábados. Facilitaria para muitas pessoas

  • A Trupe Anjos da Alegria esteve presente na ação solidária e contribuiu com diações para o banco de sangue (Foto: Divulgação)

    A Trupe Anjos da Alegria esteve presente na ação solidária e contribuiu com diações para o banco de sangue (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hemocentro de Nova Friburgo
Publicidade