Hemocentro Região Serrana já recebeu 2.449 doações este ano

Campanha na Semana Nacional do Doador busca incentivar procura. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas
terça-feira, 27 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Hemocentro Região Serrana já recebeu 2.449 doações este ano

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo aderiu a Campanha Nacional do Doador de Sangue que tem como tema “Cada gota é prova de toda solidariedade que corre nas suas veias. Doe sangue”. A intenção é incentivar a procura ao Hemocentro Região Serrana. A unidade que funciona anexa ao Hospital Municipal Raul Sertã, é responsável pelo abastecimento de sangue de 13 municípios, e pelo balanço emitido nesta segunda-feira, 26, que anunciou o total de 2.449 doações, de janeiro a outubro.

Pela abrangência do hemocentro, o número não parece tão alto, mas a Secretaria destaca o fato de que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas: “Atendemos ao nosso município, inclusive, as cirurgias cardíacas no Hospital São Lucas feitas em pacientes do SUS, além de 12 cidades vizinhas, razão pela qual estamos sempre destacando a importância do aumento do número de doadores, pois uma bolsa salva até quatro vidas. Para continuar com esse trabalho tão importante, contamos com o apoio e a solidariedade de toda população”, informou a pasta, em nota.

Ainda segundo a secretaria, no momento a situação do banco de sangue é regular, existem insumos, em função da licitação ocorrida no último dia 12, e bolsas de sangue que atendem a demanda do hemocentro. No entanto, é fundamental que as pessoas continuem procurando a unidade para doar, pois existem situações que não tem como serem previstas, como acidentes, por exemplo.

A Semana Nacional do Doador de Sangue é um desdobramento do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no último domingo, 25. Com isso, entre os dias 26 e 30, a Secretaria Municipal de Saúde e o hemocentro trabalham para divulgar informações a respeito da importância das doações e também agradecer a todos os voluntários.

Durante a semana, o hemocentro mantém o seu funcionamento normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Para a doação, não é preciso estar em jejum. A recomendação é apenas que sejam evitados alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade