Hemocentro precisa de doadores para regularizar os estoques de sangue

segunda-feira, 14 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Com a chegada do fim de ano, o Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã já começa a registrar queda no número de doadores de sangue—e por consequência os estoques da unidade, que atende a vários municípios da região, já estão também reduzidos e precisam ser regularizados.

A expectativa é de que o movimento aumente neste mês de novembro devido à proximidade do Dia Nacional do Doador Voluntário, comemorado dia 25.

A data costuma motivar muita gente a doar e provoca uma reflexão sobre a importância da doação voluntária e habitual de sangue, um ato de generosidade e amor ao próximo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de doadores voluntários no Brasil é de apenas 2% enquanto em alguns países da Europa a média chega a 30%. O baixo percentual faz com que os hemocentros do país fiquem com os estoques em baixo em vários períodos do ano, principalmente durante as férias e o carnaval.

Vale ressaltar que a doação é um procedimento simples e seguro, já que todo o material utilizado na coleta é descartável e o doador é orientado e acompanhado por experientes profissionais de saúde. Além disso, o organismo repõe em alguns dias o sangue doado e não há risco de contrair qualquer doença.

Quem quiser se tornar um doador precisa obedecer a alguns requisitos (ver box abaixo). Os interessados podem comparecer ao hemocentro, que funciona no Hospital Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. É importante levar a carteira de identidade ou algum outro documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-9000, ramal 210.

Condições básicas para ser um doador:

- Ter entre 18 e 60 anos

- Pesar mais de 50 Kg

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h que antecedem a doação

- Não estar fazendo uso de medicamentos

- Ter dormido, no mínimo, seis horas e evitar ingerir alimentos gordurosos três horas antes de doar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade