Hemocentro de Friburgo faz apelo por mais doações de sangue

Unidade atende mais de 15 municípios da região, mas não chega a receber ⅓ da capacidade de atendimento por dia
sexta-feira, 04 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Hemocentro de Friburgo faz apelo por mais doações de sangue

O Hemocentro de Nova Friburgo está convocando a população para doar sangue. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, o hemocentro da cidade recebe, em média, menos de ⅓ de sua capacidade. Diariamente, apenas seis candidatos à doação de bolsas de sangue aparecem no local, que pode atender até 30 doadores por dia.

 A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, na Rua General Osório, 324 (anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã). É importante ressaltar que, além de Nova Friburgo, o hemocentro atende a outros 16 municípios da região e, por isso, moradores dessas cidades também estão convocados a ajudar nas doações.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O procedimento de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Todo material utilizado na coleta é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair qualquer doença. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche após a doação. O organismo repõe em alguns dias o sangue doado.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o número (22) 2523-9000 (HMRS) e solicitar o ramal do hemocentro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade