Hemocentro de Friburgo deixa de receber doações por falta de bolsas

Unidade é responsável pelo abastecimento de 13 municípios da região
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Hemocentro de Friburgo deixa de receber doações por falta de bolsas

Sem bolsas de sangue, o Hemocentro Região Serrana, que funciona anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, está desde a última segunda-feira, 8, impossibilitado de receber doações. A unidade, que é responsável pelo abastecimento de sangue para 13 municípios da região, vem sendo buscada pelos doadores, mas tem sido obrigada a dispensar os voluntários devido a falta do material necessário para fazer a coleta.

A falta de bolsas de sangue chegou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) nesta quarta-feira, 10, depois que um doador esteve no local e não pode doar por conta da falta de bolsa de sangue. Ele procurou o órgão em seguida e protocolou a denúncia. No texto, o denunciante solicita: “em caráter de urgência ao MPRJ, que verifique a falta de bolsas de coleta de sangue”. Segundo o denunciante, o problema já havia sido comunicado aos responsáveis pelo hemocentro e a direção do Hospital Raul Sertã e nada foi feito para evitar a falta de abastecimento.

Ainda de acordo com a denúncia, antes de ficar sem bolsas de coleta, a unidade estava utilizando material compartilhado pela unidade de saúde de Teresópolis, uma vez que não foi feita nenhuma aquisição de bolsas por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo para suprir a necessidade do hemocentro regional.

Ontem doadores disseram à reportagem de A VOZ DA SERRA que entraram em contato com o hemocentro para se informarem sobre o procedimento para doar sangue e os funcionários disseram que as doações estavam suspensas por falta da bolsa de coleta e que não havia previsão de regularização da situação. A orientação dos funcionários ao telefone era para os doadores fizessem novo contato telefônico.

O que diz a prefeitura

Questionada sobre a situação, a Secretaria Municipal de Saúde informou: “que a licitação para aquisição dos insumos destinados ao hemocentro já está em curso visando evitar possíveis novos desabastecimentos”. Segundo a secretaria, para suprir a necessidade imediata da unidade e restabelecer a coleta de sangue até esta quinta-feira, 11, uma remessa de 450 bolsas serão entregues pelo fornecedor.

Em setembro faltou reagentes

No mês passado a unidade ficou uma semana sem poder realizar coleta por conta da falta de reagentes químicos necessários à análise da compatibilidade sanguínea. A falta do material interrompeu a coleta de sangue no dia 6 de setembro. Na ocasião, o baixo estoque culminou na suspensão de transfusões de sangue e afetou a realização de cirurgias no Hospital Municipal Raul Sertã.

Para tentar minimizar a situação, a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo acionou os bancos de sangue de hospitais privados da cidade para evitar a suspensão das cirurgias no Raul Sertã. A situação só foi regularizada no dia 17.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade