Leonardo Lima
Na noite da última quinta-feira, 21, o fotógrafo alemão Heiner Pflug deu início, no Teatro Municipal, à exposição intitulada “Art in Photography”. Ao todo estão à mostra 14 telas com registros das viagens que Heiner fez com sua moto mundo afora. Estão expostas desde montanhas nos Estados Unidos, Mongólia e Quiguistão, até “situações estranhas”, termo que dá título à foto de um menino na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro. Em seu trabalho, o fotógrafo explora de maneira intensa a variedade de cores, luzes e sombras dos ambientes retratados, mostrando ao público uma visão peculiar dos diversos lugares visitados.
Além do início da exposição, o evento configurou também a inauguração da galeria de artes do Teatro Municipal e foi oficialmente lançado o primeiro Festival de Fotografia de Nova Friburgo—FriFoto.
Segundo Heiner Pflug, a ideia de realizar uma exposição em Nova Friburgo surgiu a partir do contato de um amigo, o consultor Carlos Nascimento. “Ele me falou que havia na cidade o interesse de produzir eventos culturais e mostrou um pouco do meu trabalho para pessoas daqui, que gostaram bastante. Viram que sou descendente de alemães, e a cidade foi colonizada por alemães. Foi algo muito discutido, mas conseguimos dar início a essa exposição”, afirmou o fotógrafo, que não escondeu sua satisfação com a iniciativa. “Eu já conhecia Nova Friburgo. Gosto muito daqui. Hoje é o ponto de partida do FriFoto. A intenção é justamente mobilizar pessoas e indústrias para que patrocinem eventos culturais”, comentou.
Segundo o consultor Carlos Nascimento, o principal objetivo do Frifoto—que ocorrerá nos dias 31 de agosto, 1º e 2 de setembro—é ajudar no processo de reconstrução do município. “Temos que mostrar que Nova Friburgo tem muita coisa boa. Vamos lotar hotéis, restaurantes e teatros com eventos como esse. A fotografia é a arte mais democrática que eu conheço, pois pode ser praticada desde o analfabeto até o milionário”, analisou. “Durante o período do FriFoto serão promovidos quatro workshops, cinco exposições internas e duas externas, que serão justamente formas de interação com a sociedade.”
A publicitária Priscila Marques, da MPX Organizações de Eventos, revelou que dois dias antes do início do FriFoto será realizado um curso de fotografia para amadores. “A intenção desse curso é que as pessoas saibam utilizar a câmera que possuem. Não será preciso que elas comprem um equipamento novo. Cada um participará com o que tem em casa”, disse. De acordo com ela, tanto a exposição de Heiner Pflug, quanto as que se sucederão durante o festival visam gerar benefícios para Nova Friburgo. “Esse é o padrão de eventos que queremos realizar no município. Não existe algo desse tipo em nenhuma cidade do interior. As fotografias são bonitas, o público entende o que vê, não é algo meramente técnico”, analisou.
“Art in Photography” ficará aberta ao público até 22 de julho, das 13h às 17h.
Deixe o seu comentário