Hasteamento de bandeiras celebra o Dia Nacional da Suíça

Festejo com dança folclórica na Praça do Suspiro reúne representantes dos 10 países colonizadores
quarta-feira, 01 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Representantes das 10 colônias e o secretário municipal de Cultura, Mario Jorge, posam diante das bandeiras (Fotos: Henrique Pinheiro)
Representantes das 10 colônias e o secretário municipal de Cultura, Mario Jorge, posam diante das bandeiras (Fotos: Henrique Pinheiro)

Uma cerimônia de hasteamento das bandeiras das dez nações que colonizaram Nova Friburgo, na Praça do Suspiro, marcou o início das comemorações pelo Dia Nacional da Suíça, nesta quarta-feira, 1° de agosto. Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura, Mario José Bastos Jorge, o Marinho, e os representantes dos dez países colonizadores. O presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo, Geraldo Thuller, discursou em trajes típicos, assim como os jovens que fizeram uma apresentação de dança folclórica da Suíça.

A data é celebrada em  1º de agosto porque foi neste dia, em 1291, que os cantões de Uri, Schwyz e Unterwalden se uniram para formar uma aliança (chamada de Aliança Eterna), dando início à formação da Suíça.

Ao longo do dia, a programação se intensifica com várias atividades gratuitas, incluindo música, dança, gastronomia e cortejo de lanternas. Os eventos são realizados pela Associação Nova Friburgo-Fribourg, Colônia Suíça de Nova Friburgo e Casa Suíça, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura:

  •  Às 19h30, no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, será promovida a Festa Cultural Suíça, com as apresentações especiais dos corais infanto juvenil da Aliança Francesa e Paradox, Grupo Folclórico Swissando, dança espanhola com o grupo liderado pela professora  Juliana Reis Amorim, capoeira com o Grupo DNA, dança do ventre com o Grupo Flor de Lis e escola de dança do Nova Friburgo Country Clube, além da participação dos Jovens Talentos Friburguenses.
  •  Às 21h tem o Cortejo de Lanternas, uma tradição suíça, seguida de confraternização junto à fogueira na Praça das Colônias.

Festival do Chocolate

A Páscoa pode até ser a época do chocolate e despertar aquela costumeira água na boca e corrida às bombonieres, chocolaterias para desfrutar do melhor do cacau. Mas com a chegada do mês de agosto, começa também o fim de semana mais doce da cidade. O Festival do Chocolate de Nova Friburgo, realizado pela Frialp/ Casa Suíça, acontecerá nos dias 3, 4 e 5,  na Queijaria Suíça (RJ-130 -Friburgo-Teresópolis, Km 18, em Conquista).

Este ano o festival traz mais de 50 atrações e a grande novidade desta edição é a “Vila do Chocolate”, uma área com 500 metros quadrados onde estarão concentrados vários espaços para vendas de chocolates, tortas, cafés e fondues. Shows, apresentações de danças típicas, teatro infantil, cinema, mini fazendinha, parque infantil, artesanato, museu do colonizador, e o melhor da gastronomia de rua com food trucks, food bikes e barracas gourmet, fazem parte do menu.

Considerado o maior evento da cidade com atração de turistas em um único fim de semana, o Festival do Chocolate além de projetar Nova Friburgo para o Brasil e o mundo fortalece toda a cadeia produtiva do turismo. Para atender a todos com mais conforto, a Frialp criou este ano dentro do festival a Vila do Chocolate. Em uma área com 500 metros quadrados serão montados vários espaços para a venda de chocolates, tortas, café e fondues. Além da vila do chocolate a Frialp terá mais dois estandes nos acessos ao palco principal.

Nesta edição a organização não fará o caixa único, onde cada expositor da praça de alimentação fará o seu próprio recebimento, desta forma, diminuindo as filas e permitindo que os visitantes tenham mais tempo para curtir o evento. Uma grande estrutura está sendo preparada com praça de alimentação coberta, três pontos de banheiros, fraldário, posto médico e postos de informações. Uma ligação será feita para facilitar o acesso do estacionamento localizado ao lado da Queijaria Suíça, permitindo mais comodidade e agilidade na entrada e saída dos visitantes.

Os ingressos com valor promocional de R$ 12 poderão ser adquiridos através do site www.festivaldochocolate.com.br , ou ainda nos pontos de venda localizados no centro: Doces Sader, Doce Mania, Mania de Brincar e Trade Assessoria. Em Olaria, Conselheiro Paulino, Bom Jardim e Cordeiro os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas Sanglar. Nos dias do evento o ingresso custará R$ 15. Menores de 5 anos e maiores de 65 anos não pagam.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade