Hamilton Werneck é destaque na Folha Dirigida

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Todo o potencial do professor, pedagogo, conferencista, ex-secretário municipal de Educação de Nova Friburgo e colunista de A VOZ DA SERRA, Hamilton Werneck, foi mais uma vez destacado em nível nacional com uma entrevista especial, publicada na edição de 16 a 22 deste mês, do caderno de educação do jornal especializado em concursos e educação, Folha Dirigida. Na entrevista, concedida ao jornalista Renato Deccache e intitulada “Professor: um profissional em busca de valorização”, Werneck abordou seu posicionamento sobre questões polêmicas, como o recente assassinato de um professor, cometido por um universitário em Minas Gerais.

Na entrevista de página inteira, Hamilton Werneck fez comentários sobre a parcela de responsabilidade dos professores nos casos de agressão em salas de aula, o prestígio do magistério ante a sociedade, a necessidade de maior valorização dos professores e sua opinião sobre o que fazer para vencer a indisciplina característica a atual geração de estudantes que, inclusive, foi tema de livro de sua autoria Pulso forte e coração que ama – a indisciplina tem jeito.

Hamilton Werneck destacou ainda que as agressões a professores tornaram-se mais comuns porque a sociedade perdeu o respeito pelos outros. Para Hamilton, “não se deve jogar a sujeira para debaixo do tapete, e sim buscar entender as causas que tornam o ambiente escolar violento”.

Na edição do último dia 16 de A VOZ DA SERRA, Werneck também concedeu entrevista ao jornalista Maurício Siaines, sobre o tema “Educação na atualidade”, e abordou temas como a má posição do Brasil no ranking da qualidade de ensino, o papel da educação na tentativa de reconquista de territórios até então dominados pelo crime, além de comentários sobre seus mais variados livros.

Quem é

Hamilton

Werneck

Hamilton Werneck é pós-graduado em educação; doutorando em educação pela Wisconsin International University, de Idaho, nos Estados Unidos; soma 21 livros especializados em educação já publicados; sete DVDs educativos e já realizou mais de 1,5 mil conferências sobre educação em todo o Brasil e países da América Latina. O educador, conferencista, colunista de A VOZ DA SERRA e professor da Universidade Candido Mendes (Ucam) em Nova Friburgo lançou em 2009 mais uma obra: Professor, profissão perigo, cujo conteúdo também foi abordado em várias conferências e palestras. Na publicação, o educador friburguense analisa a violência nas escolas, principalmente a ocasionada pela influência do tráfico de drogas nas instituições de ensino. Para Werneck, a raiz dessa violência “pode estar muito próxima de nós, disfarçada de coisa inofensiva”.

Na obra de pouco mais de cem páginas e destinada a profissionais de educação, Werneck aborda temas inerentes à onda de violência que assola a sociedade e também as escolas, como a influência do tráfico de entorpecentes dentro das próprias, o medo que acomete, alunos, educadores e pais, a arte que reflete a violência, a violência do barulho e outras abordagens. Outro livro de destaque do educador e que foi abordado nas recentes entrevistas foi Ensinamos demais, aprendemos de menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade