Guilherme Coutinho selecionado para expor no Louvre

quarta-feira, 31 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O friburguense Guilherme Coutinho participará da exposição de artistas brasileiros que acontecerá no mais famoso museu do mundo, o Louvre, em Paris. O artista vem participando de entrevistas e seleções desde o ano passado a fim de garantir a tão disputada vaga na comitiva que levará obras brasileiras para este importante museu.

O artista revela que tudo começou com sua peça de teatro “Nem melhor, nem pior, apenas Piaf”, participante de um concurso no Rio de Janeiro. Com o primeiro lugar da Academia Brasileira de Belas Artes, o júri se interessou pelo cenário, todo pintado a mão, em óleo sobre tela, lembrando o movimento impressionista. Diante da pergunta de quem o havia pintado e comunicado que havia sido o artista com seus alunos, o nome de Guilherme foi agora lembrado pelos membros da academia para disputar a vaga para o tão sonhado momento de ápice de um artista.

“Toda a minha vida foi vasculhada, a artística, a particular, a intelectual, enfim, eles não indicariam quem tem uma vida conturbada para expor no Louvre. E como sempre tive uma vida digna e limpa, posso agora usufruir deste momento mágico. Deus sabe dar as respostas, basta entregar as perguntas em suas mãos”, declara Guilherme, orgulhoso por mais esta preciosa conquista para Nova Friburgo. O grande acontecimento será em outubro próximo, com expectativa de dez mil pessoas apreciando o talento dos brasileiros.

O MUSEU DO LOUVRE - Instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées e dá forma assim ao núcleo onde começa o axe historique (eixo histórico). É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa, como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É, sem dúvida, o museu mais visitado do mundo. Em 2007 teve 8,3 milhões de visitantes, em 2009, 8,5 milhões.

Todo artista sonha estar no Louvre, pois é o grande patamar de reconhecimento do seu trabalho. “Eu atribuo isto ao incansável esforço de meus queridos pais, pois é para eles que tento demonstrar que valeu a pena tanto esforço. Por isso agradeço a eles o carinho, força e dedicação, pois comecei com minha mãe me ensinando os passos da pintura, com apoio de meu pai, e agora retribuo mostrando que suas sementes caíram em solo fértil. A vocês meus queridos pais, meu muito obrigado por terem me ensinado valores preciosos”, finaliza Guilherme Coutinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade