Guilherme Cordeiro: judoca friburguense se prepara para Pan-americano júnior nos EUA

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O judoca Guilherme Ferreira Cordeiro, 18, conquistou o primeiro lugar na Seletiva Nacional de Juniores, realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro, na cidade de Guarujá, em São Paulo. Com o feito, o friburguense assegurou uma vaga no próximo Campeonato Pan-americano da categoria, que acontecerá em Orlando, nos Estados Unidos, no mês de setembro. Além disso, Guilherme garantiu a participação em mais três competições e ainda uma vaga na seleção brasileira júnior.

Em março ele disputará dois torneios preparatórios nas cidades de Bremen, Alemanha, e Coimbra, em Portugal. Esta experiência terá ainda o treinamento de campo, em que o lutador terá a oportunidade de se preparar com atletas de diferentes países e também será mais uma chance de aprimorar sua técnica. Já em maio, Guilherme participará da Copa do Mundo de Judô, que será disputada na capital paulista, nos dias 29 e 30.

O perfil do jovem campeão

Mesmo tendo chegado à maioridade recentemente, Guilherme já possui em seu currículo vasta experiência. Acostumado a participar de diversas competições, afirma que para atingir os objetivos se submete regularmente a um forte esquema de preparação. “Há três tipos de treinamento: tem a preparação física, realizada três vezes por semana, quando faço musculação e atividades aeróbicas; a corrida, que pratico na Via Expressa, às terças e quintas, e há ainda o treino prático, com o quimono, que faço de segunda a sábado na academia”, conta.

O judoca ingressou no esporte há dez anos, incentivado por primos e amigos que praticavam a luta. Faixa preta, o atleta já disputou campeonatos regionais, estaduais e nacionais. Em 2007 sagrou-se campeão do Pan-americano juvenil, na República Dominicana, tornando-se o primeiro lutador do interior do estado do Rio de Janeiro a atingir tal feito.

Confiante em se profissionalizar, ainda mais após tantos resultados expressivos, Guilherme revela que prestou vestibular para Engenharia Mecânica, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e foi aprovado, porém, teve que desistir do curso, pois não haveria como conciliar os estudos com a forte carga de treinos que o esporte exige.

Com 1,77 de altura e 81 quilos, o meio-médio tem em mente os seus principais objetivos: “Olimpíadas e Mundial são os sonhos de qualquer atleta”, afirma Guilherme, que tem o judoca Flávio Canto como ídolo.

A visão do técnico

O feito de Guilherme encheu de orgulho os treinadores Carlos Hespanha e Ademilson Júnior, que o acompanham no Projeto Solução. Segundo Hespanha, que é também técnico da seleção feminina de juniores que irá ao Pan, além de fundador e atual presidente do Projeto Solução, a conquista de Guilherme é um feito espetacular para Nova Friburgo.

“Acredito que foi um dos melhores resultados da história do judô friburguense. Houve homogeneidade do grupo, todos disputaram em condições de igualdade. O Projeto Solução trabalhou duro nas férias para treinar essa garotada”, diz.

Além disso, Hespanha acredita que esta vitória não poderia vir num momento mais oportuno para o jovem. “Principalmente pela vitória do Rio como sede das Olimpíadas, certamente o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Judô investirão mais nos atletas que estão nos juniores hoje. Serão eles que estarão aptos a disputar os Jogos Olímpicos de 2016”, relata.

Para Carlos Hespanha, as expectativas para o rendimento de toda a delegação brasileira no Pan-americano são as melhores possíveis. “O Brasil está entre os quatro melhores países do mundo no judô. Temos há bastante tempo uma hegemonia nesta competição. Contamos com judocas com muito potencial. Portanto, acreditamos profundamente no sucesso de lutadores de todas as categorias”, afirma.

Uma fábrica de campeões

O Projeto Solução é uma organização não governamental, com trabalhos voltados aos aspectos desportivos e sociais. Apesar de existir há apenas três anos, possui o reconhecimento de utilidade pública municipal, tendo ainda parceria com várias entidades, entre elas, o Tribunal de Justiça, o Juizado Especial Criminal (JECrim) de Nova Friburgo, Ministério Público, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da cidade. O projeto conta também com apoio da CCM, Caprilat e Superpão.

A iniciativa busca, através do judô, melhorar o desempenho escolar e comportamental dos cerca de 200 crianças e adolescentes matriculados. O objetivo é tirá-los da ociosidade das ruas do bairro, levando-os para o tatame, acrescentando informações educativas e motivacionais ao esporte. Filiado à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (Fjerj), o projeto vem marcando presença nas principais competições nacionais e internacionais.

Aos jovens pertencentes à rede pública de ensino são oferecidas vagas gratuitas. Para alunos de escolas particulares, a mensalidade é de R$ 20. A faixa etária mínima é de 6 anos. Para se inscrever é necessário apresentação de atestado médico, comprovante de matrícula escolar, certidão de nascimento ou identidade e ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis.

O Projeto Solução fica na Avenida Júlio Antônio Thurller 331, Olaria. Mais informações pelos telefones 2521-2267 e 7835-1028 ou ainda no site www.projetosolucao.org.br.

TAGS: