Guardas municipais femininas de Friburgo irão a encontro em Niterói

Cidade enviará 14 representantes, para troca de experiências e conhecimento
sexta-feira, 10 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Cristina Bravo se encontra com um grupo de guardas  municipais (Foto: João Luccas de Oliveira)
Cristina Bravo se encontra com um grupo de guardas municipais (Foto: João Luccas de Oliveira)

Para mostrar a força das mulheres entre as Guardas Municipais no estado do Rio, será realizado em 21 de setembro, no Dia Nacional da Paz, o 1º Encontro das Guardas Municipais Femininas, na Cidade da Ordem Pública, em Niterói, reunindo todas as guardas visando dar mais força à categoria.

A iniciativa partiu da coordenadora da Guarda Municipal de Niterói, Kátia Bastos, e vem sendo organizada com o apoio das guardas de Casimiro de Abreu, Cambuci, Resende e do Centro pela Mobilização Nacional. O encontro tem por objetivo integrar as guardas do Rio de Janeiro, principalmente para discutir políticas votadas para as mulheres que integram os efetivos das Guardas Municipais, dando voz e visibilidade às lideranças no estado. Esse tipo de evento já foi realizado na Bahia, Alagoas, Pernambuco, e em Belo Horizonte-MG, vai acontecer no próximo dia 24. 

As 14 guardas municipais de Nova Friburgo também estarão presentes no evento. Para a guarda Eliane Côrtes, estar presente em um encontro desses só tem a acrescentar para o trabalho que já estão realizando no município. “Esse evento vai servir como troca de conhecimento, evolução e crescimento das guardas femininas, numa área que a predominância era de homens e hoje vem crescendo em todo país”, ressaltou a guarda. Para se inscrever a guarda municipal interessada deve acessar o link: https://gfemsdoriodejaneiro.blogspot.com. O evento é aberto para todas as guardas do estado.

As guardas municipais friburguenses

As guardas municipais de Nova Friburgo estão cada vez mais na ativa. Além de trabalhos administrativos, revista em situações em que mulheres ou menores estão envolvidos, as guardas também realizam a ronda escolar, bem como todos os outros trabalhos pertinentes à profissão. Elas ministram ainda palestras e conversas com os alunos, e esse trabalho tem sido muito bem recepcionado pelos pais e alunos, como afirma o comandante da Guarda Municipal do município, Carlos Freitas. 

“O trabalho de ronda escolar feitos pelas nossas guardas, reforçou bastante a confiança na instituição. Havia um distanciamento muito grande entre as escolas com a Guarda Civil Municipal. E agora com essa proximidade eles acabam procurando muito mais a nossa Guarda, por exemplo, pois já oferecemos esse suporte e atendimento dentro das escolas” destacou Freitas.

Para o chefe da Guarda Municipal de Friburgo, esse trabalho das mulheres é de suma importância nas Instituições de Segurança Pública no Brasil, o que mostra cada vez mais a força feminina na realização desse trabalho, que é um dos três pilares da estrutura pública nacional.

“Identificamos isso no afinco e dedicação que as guardas femininas têm no desempenho de suas funções diárias e também com a procura recorrente de mulheres do município por informações sobre concursos, por exemplo, para fazerem parte da instituição. Muito me gratifica poder liderar uma equipe que cada vez mais tem mulheres”, finaliza o comandante da Guarda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade