(SECOM) - Um teste prático - com a devida aprovação - realizado pelo prefeito, o engenheiro Heródoto Bento de Mello, marcou a solenidade de entrega das novas bicicletas da Guarda Municipal de Nova Friburgo, que iniciou nesta segunda-feira, 18, oficialmente, a ronda ciclística no município. As seis bicicletas foram cedidas pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) para a formação do primeiro contingente da Guarda Municipal (GM), a realizar o novo modelo de policiamento. A solenidade aconteceu na tarde da última sexta-feira, 15, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran).
O novo modelo de policiamento já está em vigor e será executado por três duplas de guardas municipais, com o uniforme devidamente adaptado e usando também capacetes e coletes reflexivos de segurança. A cessão das bicicletas integra parte de um esforço do Conselho - em conjunto com o Rotary Club de Nova Friburgo -, no sentido de colaborar com a segurança pública no município.
Na cerimônia, o presidente do Conseg, Zury Mauer, anunciou também a cessão de um decibelímetro ao Departamento de Posturas, órgão subordinado à Força-tarefa de Ordem Urbana, comandada pelo coronel Hudson de Aguiar Miranda.
Itinerários diários
A orientação do cel. Hudson aos guardas da nova ronda ciclística é atenção total quanto à proibição do tráfego de bicicletas nas calçadas, dentre outros problemas experimentados pelos pedestres da cidade. A ronda também acompanhará a entrada e saída de alunos nas escolas situadas no itinerário. Inicialmente, o programa será implantado no centro da cidade, com o intuito de atuar de forma ostensiva na prevenção a delitos de pequeno potencial ofensivo. Com a utilização das bicicletas, os guardas municipais poderão fazer a ronda de forma mais dinâmica, com maior mobilidade, numa estratégia que garante segurança à população, em função da visibilidade.
Caberá ao comando da Guarda Municipal a definição dos itinerários diários, numa atuação permanente, durante os turnos da manhã e tarde, com paradas estratégicas nos chamados Pontos Base - PB, em geral, locais de grande movimentação.
Durante a cerimônia, o coronel Hudson apresentou também o novo comandante da Guarda Municipal, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Correa Pitaluga. O capitão Pitaluga vinha servindo na Defesa Civil Municipal, onde prestou relevantes serviços ao município, motivo pelo qual foi alçado ao Comando da Guarda Municipal.
“A valorização dos homens e das mulheres da Guarda Municipal é reflexo da valorização do cuidado que o município dedica aos cidadãos”, afirmou Hudson, anunciando que tem buscado recursos federais para equipar e treinar essa importante força auxiliar da segurança pública que o comandante tem chamado de Nova Guarda Municipal.
Empenho na fiscalização
Tão logo adentrou ao pátio da Autarquia, quando viu as bicicletas, o prefeito foi logo dizendo que ia dar uma volta. Desceu do carro oficial e, assim que cumprimentou as pessoas que aguardavam o início do evento, que constou ainda de assinatura de termo de comodato com o Conseg, foi logo pedalar. Uma volta completa em parte do pátio da Autran assinalou sua aprovação ao equipamento sob aplausos dos presentes.
Em seu pronunciamento, no auditório da Autarquia, o prefeito foi logo dizendo que “Nova Friburgo só precisa saber se comportar pelo empenho da fiscalização, nos mais diferentes setores”. O prefeito disse que as pessoas, de uma forma geral, já se acostumaram a não respeitar as leis e ele citou como exemplo o caso das faixas de travessia, sobre o que vem fazendo seguidos apelos para que tanto pedestres quanto motoristas respeitem. “A travessia em local adequado é um ato muito importante. Ela, de fato, representa a verdadeira ordem urbana que queremos implantar”, disse Heródoto, acrescentando que é fundamental os guardas também entenderem isso.
Para o prefeito, “antes de proibir, é preciso instruir”: - O guarda tem que usar de certa psicologia, com jeito. É o que temos falado: “pegar pelas mãos e nunca pela orelha”, disse o prefeito ainda afirmando que, com colaborações da sociedade, a exemplo do gesto do Conselho, “tenho esperanças de que vamos fazer um bonito trabalho”.
Em tom bem humorado, o prefeito disse ainda aos seis guardas apresentados e que são responsáveis pela ronda ciclística: “Cuidado para não roubarem a bicicleta”, e aproveitou para contar que, ao final da década de 1940, quando não tinha carro e se locomovia de bicicleta do Centro à Olaria, bairro em que morou por mais de 40 anos, certa noite esqueceu o equipamento encostado a um poste em frente ao antigo Fórum, na praça Getúlio Vargas e, no outro dia, ela estava lá, intacta. “Mas, hoje, infelizmente, pode não ser bem assim”, disse o prefeito, acrescentando que possuía a bicicleta até hoje, comprada em março de 1948.
Deixe o seu comentário