(SECOM) - A Guarda Municipal de Nova Friburgo adotará a ronda ciclística, com três duplas de agentes percorrendo diariamente os pontos de maior movimento da área central da cidade. O projeto é fruto de parceria entre a Força-tarefa de Ordem Urbana, comandada pelo coronel Hudson de Aguiar Miranda, e o Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), presidido por Zury Maurer, organismo que está fazendo a doação das bicicletas e capacetes a serem utilizados pelos guardas.
A entrega dos equipamentos ocorrerá nesta sexta-feira, 15, às 16h, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), quando também será feita a doação, pelo Conseg, de um aparelho decibelímetro (para medição de decibéis), visando a auxiliar a fiscalização do Departamento de Comportamento Urbano e Posturas no que diz respeito ao excesso de barulho.
Inicialmente o programa da ronda ciclística será implantado no Centro, com o intuito de atuar de forma ostensiva na prevenção a delitos de pequeno potencial ofensivo. Com a utilização das bicicletas, os guardas municipais poderão fazer a ronda de forma mais dinâmica, com maior mobilidade, em mais uma estratégia que visa garantir segurança à população.
Caberá ao comando da Guarda Municipal a definição dos itinerários diários, numa atuação permanente durante os turnos da manhã e tarde, com paradas estratégicas nos chamados Pontos Base (PB), em geral locais de grande movimentação. O patrulhamento ciclístico terá acompanhamento e supervisão permanente, através do Quadro-Horário, que traçará todos os percursos, deslocamentos e pontos base, para o estabelecimento e cumprimento de metas no sentido de reduzir os delitos de pequeno potencial ofensivo.
O coronel Hudson destacou a importância de uma atuação conjunta entre a administração pública e setores da sociedade civil organizada, no sentido de buscar alternativas para o combate à violência. Ele ressaltou que a segurança é uma questão a ser debatida e assumida por toda a população e que iniciativas como a do Conseg só contribuem para uma maior qualidade de vida em Nova Friburgo. “A união de todos os setores só pode trazer benefícios para toda a comunidade. É importante que haja sempre um diálogo no sentido de encontrarmos soluções criativas e que devolvam a segurança à nossa população”, destacou.
Deixe o seu comentário